Sem Categoria
Noite das Exonerações no GDF

Coronavírus não é o único surto na capital…

17/03/2020 15h44 - Por Jonas Fernandes

O GDF passou por mais um surto de “Exoneravírus” na noite desta segunda-feira (16), conforme publicado no Diário Oficial da União (DODF). Dessa vez, nem o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, escapou.

O motivo da exoneração de Osnei Okumoto é inconclusivo; segundo o governador, sua saída é estratégica, pois ele trabalharia ao seu lado como assessor de gabinete na área da saúde. Por outro lado, o secretário declarou ao G1 que se afastou por cansaço e motivos familiares. Além disso, a exoneração ocorreu logo após a confusão de comunicação entre a Secretaria e o Ministério da Saúde, no quesito de uma possível infecção comunitária do vírus. Assumirá, de forma interina, Francisco Araújo Filho, presidente do IGES-DF.

A segunda exoneração foi a da Diretora do HRAN, a cirurgiã Fabiana Loureiro Binda do Vale, que estava exercendo o cargo há menos uma semana. O provável motivo de sua exoneração foi a situação gravada por uma das pacientes em isolamento na ala 7 da instituição, que recebe os pacientes com a suspeita do vírus, sem água e sem comida por horas. Ainda não foi divulgado o nome do sucessor dela.

Outros exonerados foram o subsecretário da Receita, da Secretaria de Economia do DF, Otávio Rufino dos Santos; e o Secretário da pasta adjunta  de Planejamento e Orçamento, José Agmar de Souza. Sucederão, respectivamente, Hormino de Almeida Junior e Thiago Rogério Conde.


Fonte: G1; Metrópoles e Jornal de Brasília