São Paulo
Museu de História de São Paulo: 93 milhões de páginas em branco

Obras do museu está 88% concluída mas continua abandonada; custo inicial era de 61 milhões

02/02/2020 12h43

SÃO PAULO – O Museu de História de São Paulo, localizado na Rua do Gasômetro, no Brás, está abandonada há 9 anos. O museu foi idealizado em 2009, na gestão do tucano Paulo Serra. Após sua renúncia, a obra foi anunciada pela pasta de Cultura de Alberto Goldman. Com orçamento inicial de R$ 61.519.312,64 (sessenta e um milhões, 519 mil, trezentos e doze reais e sessenta e quatro centavos), a previsão de inauguração seria para 2013, o que não aconteceu. Em um vídeo institucional, o governo anunciara como seria o projeto. Detalhe: o vídeo é de 2010.

Em 2013, a obra deveria ter ficado pronta pela primeira vez. A explicação da construtora responsável era que o terreno estava contaminado. A época, o assessor de obras da Secretaria Estadual da Cultura deu uma previsão de que a obra seria concluída em 2015. O que também não ocorreu.

O local onde seria o museu é da antiga Casa das Retortas, área com 20 mil m² construída em 1889 na frente do Parque D. Pedro II, no Brás, zona leste de São Paulo. Durante quase um século, suas caldeiras produziram 200 mil m³ de gás todos os dias, principal combustível para iluminar a crescente metrópole. Em 30 de janeiro de 2009 (lá se vão 11 anos!), o jornal O Estado de S.Paulo publicou uma matéria a respeito de como seria o museu.

https://www.estadao.com.br/noticias/geral,casa-das-retortas-em-sao-paulo-abrigara-museu,315516

De 2010 até hoje, foram inúmeras as desculpas que o governo de São Paulo apresentou para justificar a paralisação – e agora abandono – da obra. Em 2017, o G1 exibiu uma reportagem sobre a situação da obra naquele ano.

https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/predio-que-abrigaria-museu-esta-abandonado-em-sao-paulo.ghtml

Em janeiro deste ano, o deputado estadual Ricardo Mellão (NOVO), visitou o local e divulgou em seu Instagram como está o andamento das obras. E adivinhem? Continua como há 9 anos: PARALISADA, ABANDONADA!

700 MIL REAIS POR ANO SÓ PARA PAGAR A EMPRESA DE SEGURANÇA PARTICULAR

Enquanto o desperdício de público continua a todo vapor pelo Governo do Estado de São Paulo, na mesma velocidade está a cobrança de impostos: quase 100 BILHÕES DE REAIS em apenas 1 mês!

Ajude-nos a continuar nosso trabalho. Contribua em: https://mbl.org.br/ajudeseunucleo/

Estudante de Letras, são-paulino, fã de System of a Down, devoto de São Dostoiévski (o maior escritor-filósofo do mundo). Intrínseco a mim: Política, Jornalismo, Filosofia e Sociologia. Sou MBL com muito orgulho.