Pará
Ministério do Meio Ambiente suspende ação do Ibama em cidade paraense

A operação foi suspensa, ontem (11), após reunião do Ministro, Ricardo Salles, com membros da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF

12/02/2020 14h19 - Por Arivaldo dos Santos Pastana

Operação do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) que acontecia no município paraense de Senador José Porfírio está suspensa pelo prazo de 30 dias. O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, adotou a medida na terça-feira (11), depois de se reunir com os membros da 4ª Câmara de Coordenação e revisão do MPF.

O acordo aconteceu, com a colaboração do senador Zequinha Marinho (PSC-PA) e do prefeito Diceru Biancard (PSDB), que exibiram documentos e imagens que supostamente mostrariam abusos cometidos durante a operação, por parte dos fiscais do Ibama.

“Há algum tempo vínhamos buscando uma solução mais racional, humana, que ocorresse de forma civilizada para reduzir ao máximo os impactos na região. O que vimos, desde o início das operações, foram casos de atentados contra os direitos humanos na região, cometidos por alguns agentes do Ibama. Felizmente, o MPF e o ministro do Meio Ambiente compartilham da nossa visão de que a coisa não pode permanecer dessa forma”, destacou Marinho.

Com a operação suspensa a fiscalização ocorrera através de imagens geradas pelo satélite Planet, e caso seja constatado que algum tipo de avanço de desmatamento na aérea, o ministro garantiu que a operação será retomada imediatamente.

Dentro dos próximos 30 dias, será instalado um grupo de estudo para buscar soluções para os problemas apresentados no município, tanto em relação as ações dos agentes do Ibama quanto nas questão do desmatamento.