fbpx
MBL » Osasco » São Paulo
MBL Osasco com mais 3 vereadores conseguem mais de 40 Mil assinaturas, para fazer um pedido de CPI Popular sobre a Saúde do Município

Com o apoio de apenas 3 vereadores dos 21 eleitos, MBL Osasco ajuda a arrecadar mais de 40 Mil assinaturas da população do município.

29/10/2019 19h50 - Por Thiago Mateus - MBL Osasco

(Foto:MBL Osasco)

Com um orçamento anual de mais de 700 MILHÕES de Reais, o município de Osasco passa por momentos de calamidade na saúde local. Nos últimos 90 dias, houveram 253 MORTES, apenas no HOSPITAL MUNICIPAL, sendo a maioria delas por infecção hospitalar, além de diversas denúncias de moradores sobre o descaso da saúde no município. Um município com mais de 700 Mil habitantes, os moradores precisam conviver com a falta de médicos na cidade como, Cardiologistas, Neurologistas, Ginecologistas, Pediatras nos Postinhos de Saúde, quadros de médicos reduzidos nas UBS da cidade e inúmeras outras denúncias.

Sendo assim, o vereador Tinha Di Ferreira, fez um pedido para ser aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o que está acontecendo com os 700 Milhões investidos todos os anos na Saúde, mas apenas mais dois vereadores assinaram o pedido da CPI, sendo eles o vereador Dr. Lindoso e Dra. Régia, somando um total de 3 assinaturas de vereadores (o quórum mínimo é de 7 assinaturas para ser aceito o pedido). Os outros 18 vereadores se recusaram a assinar o pedido de CPI. Nessas condições, sem número suficiente de assinaturas, o vereador Tinha resolveu por não levar a frente o pedido. Foi aí que o Núcleo do MBL Osasco, coordenado por Bruno Santos, resolveu entrar junto na CPI, e recolher assinaturas da população, para ser aberta uma CPI Popular para investigar a Saúde da cidade. Por ter 700 Mil habitantes, a lei pede que para ser aberta uma CPI, precisa de pelo menos 5% das assinaturas, totalizando um total de no mínimo 35 Mil assinaturas.


Não medindo esforços e acreditando no poder da população local, o MBL Osasco abraçou a causa da CPI da Saúde e foi às ruas! Desde o mês de fevereiro está pedindo assinaturas nos principais bairros e ruas do município. Na maioria dos finais de semana, os membros estavam nas ruas colhendo assinaturas, junto com as equipes dos outros 3 vereadores que apoiaram a CPI.


Nos últimos dias, o núcleo tem saído as ruas para convocar a população para a apresentação e protocolo do pedido no próximo dia 31 de outubro, tendo em vista que já foram coletadas mais de 40 MIL ASSINATURAS da população indignada com o descaso da saúde no município. Foi muita luta, garra, determinação, calor, frio, chuva; mas nunca desistiram ou perderam as esperanças em prol de uma cidade melhor. Mesmo com tanta comoção e apoio popular, nenhum vereador a mais se manifestou a favor da CPI, então apenas Tinha Di Ferreira, Dr. Lindoso, Dra. Régia e o MBL Osasco, irão protocolar o pedido de CPI Popular, com mais de 40 Mil assinaturas, na câmara municipal e no Ministério Público, para investigar a saúde da cidade.