Coronavírus » Mato Grosso
Mato Grosso registra primeiro caso de coronavírus

59 casos suspeitos ainda estão em análise no estado

20/03/2020 12h25 - Por Fernanda Trindade

A Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso confirmou o primeiro caso de coronavírus no estado. A comprovação ocorreu após o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) testar nova análise de um dos casos localizados em Cuiabá. E a SES ainda divulgou a notificação de 59 casos suspeitos.

No dia 16 de março, um paciente em Cuiabá testou positivo para o Covid-19 em exame realizado por um laboratório particular, porém, uma amostra foi coletada e analisada pelo Lacen, que confirmou na última quinta-feira (19), o diagnóstico. Só são considerados casos de coronavírus pelos Governos do Estado e Federal, aqueles testados positivos por laboratórios credenciados pela União.

O diagnosticado está em isolamento domiciliar, porque apresenta quadro de saúde estável. E de acordo com a SES, as recomendações estão seguindo o protocolo já estabelecidos desde o início do monitoramento do paciente.

O último balanço do Ministério da Saúde contabiliza 621 infectados em todo Brasil. São 7 mortes até o momento e vale destacar que no dia 26 de fevereiro houve o primeiro registro. O Ministério e Secretarias Estaduais orientam os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo coronavírus.

Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.