Coronavírus » Mato Grosso
Mato Grosso publica decreto com medidas de prevenção ao coronavírus

O Estado possui até o momento 14 casos suspeitos de coronavírus

17/03/2020 10h21 - Por Fernanda Trindade

Após a declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia do coronavírus, o mundo segue em alerta. Apesar de Mato Grosso ainda não ter oficialmente casos confirmados, a Secretária de Estado de Saúde informou que até o momento existem 14 suspeitos. Com isso, o Governo anunciou um decreto com medidas preventivas como forma de conter essa crise.

Todos os eventos e aulas nas escolas foram suspensos em Mato Grosso. Além disso, estão suspensas também as participações de servidores nas atividades de capacitação, treinamento ou eventos, tanto internacional quanto interestadual.

No Brasil já são 234 casos confirmados e segundo o Ministério da Saúde existem 2.064 casos suspeitos. Por isso, o decreto no estado de Mato Grosso ainda determinou a criação de um Gabinete de Situação, coordenado pelo governador e integrado pelos secretários de Casa Civil, Saúde, Segurança Pública, Planejamento e Gestão, Fazenda, Educação e PGE.

O Estado defendeu que o servidor que estiver com suspeita de contaminação deverá ficar em isolamento domiciliar. Já os servidores que retornaram de viagens internacionais ou que tenham tido contato com pessoas contaminadas ficarão trabalhando de casa pelo período de 14 dias.
Vale destacar que o Brasil ainda não teve mortes relacionadas ao coronavírus, contudo essas medidas e decretos estão sendo publicados em vários municípios, justamente para prevenir essa disseminação do vírus em grande escala. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados e atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos.
Desde a última semana, Mato Grosso vive em alerta, assim com o país e várias atitudes estão sendo planejadas.