Bauru » Opinião » São Paulo
Manifestações Pela Prisão em Segunda Instância em Bauru

Balanço do ato político em Bauru dia 08/12/2019

11/12/2019 20h43 - Por Gabriel M. Machado Loureiro

(Foto:Mbl Bauru)

Realizando uma análise crítica das manifestações que ocorreram em todo Brasil no último domingo, dia 08/12/2019, pedindo a prisão em segunda instância, pudemos notar uma particularidade das mesmas, que já vinham diminuindo em sua atratividade, especialmente ao público mais jovem, particularmente após a utilização dos movimentos de rua por aproveitadores, oportunistas e políticos como palanque para seus comícios governistas e até mesmo eleitoreiros. Como sempre foi válida, uma vez que composta por cidadãos preocupados com a sociedade cumprindo seu dever cívico são fundamentais na mudança de nosso país.

Em relação a pauta da prisão em segunda (ou até em primeira instância) é regra em todos os países desenvolvidos do mundo, sendo a regra do nosso país um incentivo a corrupção e a impunidade, foi importantíssimo para chamar atenção a mesma e destacar como é importante sua aprovação, não apenas para que o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorne ao cumprimento de sua pena, mas também para que a justiça seja mais simétrica com aqueles de menor “importância social” ou poder econômico, que por sua vez, não tendem a passar muito adiante da primeira instância em nosso país e são aleijados de seu acesso as mais elevadas instâncias do processo jurídico que requerem recursos financeiros para serem alcançadas.

Uma grande conquista para a cidade de Bauru foi não houveram oportunistas e políticos utilizando as manifestações de palanque para fazer comício eleitoral, não havendo defesa de políticos de estimação ou governantes, o que já foi um primeiro passo para buscar de volta as pessoas que acabaram deixando de ir as ruas por esse motivo. A partir deste ato precisamos nos atentar a esses fatos para corrigirmos as falhas e ampliar a divulgação e incentivo as massas a participarem novamente. Apenas com o apoio da população nas ruas se faz uma mudança saudável em nossa nação!