Pará
Mais um imbróglio sobre a Ponte do Rio Moju/PA

A ponte que já teve sua data de inauguração adiada 4 vezes, deveria ter sido inaugurada hoje, 15 de janeiro de 2020. O governo do estado ainda não se pronunciou sobre o caso

15/01/2020 20h43

Ponte do complexo da Alça Viária no Rio Moju no Pará, que caiu no dia 6 de abril de 2019, teve sua data de inauguração adiada novamente. A entrega da obra estava marcada para hoje (15) e ainda não teve nova data estabelecida, o governo do estado também não se pronunciou sobre o fato.

Segundo um vereador de Moju, a data de hoje foi ignorada e até o momento, nem mesmo os vereadores da cidade, tiveram alguma notícia de qual será a nova previsão de entrega da ponte.

No último adiamento pronunciado, segundo a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), o motivo do atraso era as condições climáticas e o muitos entulho acumulado.

A obra passa por fase de conclusão, na etapa de concretagem da laje da pista. Após a conclusão disto, os testes com veículos pesados serão liberados e ocorrerá a pavimentação final da mesma.

A primeira data dada para a inauguração da obra foi o dia 20 de novembro 2019. Segunda data anunciada foi 15 de dezembro 2019 e posteriormente o dia 23 de dezembro 2019 que novamente sofreu adiamento para a segunda quinzena de janeiro de 2020.

Apesar de todos esses impasses sobre a entrega da obra o orçamento da ponte ainda se encontra no mesmo valor aprovado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), R$ 104 milhões. Outro ponto é que, segundo o governo do Estado, o contrato com a Setran vai até o dia 31 de janeiro de 2020, logo a obra ainda está dentro do prazo previsto.

Entretanto, é curioso o fato de haver tantas datas de inauguração que foram aparentemente divulgadas sem um real embasamento do andamento da obra. O que parece claramente uma situação desesperada para deixar a população conformada.