fbpx
Paraná
Londrina contra o Feminicídio

Cidade criou a Semana e o Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Feminicídio.

29/10/2019 16h47 - Por Hellen Nascimento

Foi sancionada no dia de hoje (29), pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a Lei nº 12.939, instituindo a Semana e o Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Feminicídio. Acontecerão, anualmente nas datas de 22 a 29 julho. A proposta foi apresentada pelo vereador Estevão da Zona Sul, com o objetivo de conscientizar a população e ampliar o debate sobre a violência contra a mulher.

As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em diversas atividades que serão anunciadas. Vale dizer que hoje, a SMPM já tem feito um trabalho nas escolas municipais e estaduais e demais órgãos públicos, explicando e advertindo sobre o tema, com o objetivo de evitar a ocorrência de futuros casos.

O prefeito ainda elogiou o trabalho que já vem sendo realizado pela secretaria especializada, esperando que mais pessoas possam ser atingidas com a implantação dessa semana específica, para que diminua esse tipo de violência.

O município já contava com a Lei nº 12.662/2018, onde estava previsto o Programa Lei Maria da Penha vai à Escola, de autoria do vereador Gerson Araújo. Aproveitando o momento, foi apresentada a adesão das escolas do município a este projeto, através dos servidores que atuam na sede da Educação e na gestão das unidades escolares. Posteriormente o projeto vai abranger os pais e responsáveis, depois os alunos.

O feminicídio passou a ser tratado como qualificadora nos crimes de homicídio contra a mulher por questões de gênero, em 2015. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP-PR), em Londrina, esse ano, foram registrados 8 feminicídios. 

Informações Prefeitura de Londrina.