fbpx
Capital » São Paulo
Janaína Lima

Conheça seu Vereador

25/10/2019 07h48 - Por Jair Lorenzetti Filho

Janaína Lima (foto: divulgação NOVO)

A vereadora Janaína Lima Pascalichio nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1983. Oriunda do bairro Jardim Irene, no distrito de Capão Redondo, periferia de São Paulo, é filha de um motorista de ônibus e uma líder comunitária. Auto-alfabetizada aos 5 anos de idade., Cconseguiu uma bolsa para estudar em um colégio particular e, assim, conseguiu entrar no curso de direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, porém desistiu após não conseguir pagar o curso, se formando nas Faculdades Integradas Rio Branco através de bolsa. Aos 18 anos, liderou um projeto de alfabetização de jovens e adultos, além de trabalhos de conscientização das drogas e de redução da violência contra a mulher.

Pós-graduada em Direito Público, atuou como líder e porta-voz do movimento “Vem pra Rua”. No Governo do Estado de São Paulo, Janaína Lima trabalhou como Subsecretária de Juventude. Também desempenhou a função de Gerente da Agenda de Desenvolvimento na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. No Fórum Econômico Mundial, foi escolhida como uma das jovens líderes excepcionais pela iniciativa Global Shapers. Por conta disso, concorreu a uma cadeira na ONU Mulheres para América Latina e Caribe. Faz parte da rede NEXUS Brasil, ligada às Nações Unidas, e é Líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Foi vencedora de diversos prêmios nacionais e internacionais, destacando-se entre eles o Prêmio 1ª Safira do Rotary Internacional.

Em 2016, elegeu-se primeira vereadora do Partido Novo em São Paulo. Na Câmara Municipal de São Paulo, é a vice-presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude (além de ser líder da bancada do Partido Novo). O mandato de Janaína Lima é destaque por cortar gastos de gabinete. Outra bandeira importante do mandato de Janaína Lima é o fomento ao empreendedorismo, sendo autora da lei 16.944/18, que institui aulas sobre conceitos de empreendedorismo e gestão na rede pública municipal de ensino, ministrando conceitos de ética, livre iniciativa, sustentabilidade, cooperação, educação financeira, cultura organizacional, gestão de negócios e de mercado e inovação. A vereadora também disponibilizou parte do espaço de seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo para torna-lo um coworking legislativo. O espaço compartilhado é para cidadãos que desenvolveram projetos visando melhorar a gestão pública ou que visam solucionar algum problema recorrente na cidade. O coworking é para o cidadão comum que tem o desejo de contribuir com a cidade.

Antes mesmo de nascer, a vereadora Janaína Lima já enfrentou dificuldades em sua vida. Segundo matéria da Universa UOL, de 24 de novembro de 2018, a própria vereadora relatou: “Quando minha mãe descobriu que estava grávida e, meu pai desempregado, num ato de desespero, a mandou tomar um chá para abortar. Ela se recusou. Nasci com muitos problemas de saúde, epilepsia grave”. O pai de Janaína, o motorista de ônibus Expedito Lima, era alcoólatra e agredia a vereadora quase todos os dias em sua infância. Seus pais se separaram quando ela tinha 12 anos.
E a jovem vereadora conseguiu superar suas adversidades e hoje, atua na Câmara Municipal de São Paulo, trabalhando ativamente pela modernização do município.

Essa foi uma breve visão de nossa jovem e nova vereadora.

Revisores: Rodrigo Vieira, Cynthia Capucho e Gabriel Castro