Pará
Jader Barbalho em 1º lugar novamente

Jader Barbalho só estava presente em 16 das 75 sessões analisadas pelo estudo

22/01/2020 11h58

Ontem, dia 21, o Congresso em Foco apresentou um levantamento que elaborou sobre a assiduidade dos nossos senadores, a análise foi feita em 75 sessões deliberativas, que são designadas para a votação de projetos no Plenário do Senado e que ocorreram entre fevereiro e dezembro de 2019, obrigatórias para os congressistas. Ao emitir o “ranking” das faltas, o senador que ocupou a primeira posição foi o político paraense Jader Barbalho (MDB).

Em 2019, o senador Jader Barbalho só estava presente em 16 das 75 sessões analisadas pelo estudo, portanto, o congressista obteve uma porcentagem de faltas de 78,67%. 55 desses não comparecimentos foram justificados com licença saúde (15 vezes) e atividades parlamentares (40 vezes). Todavia, 4 ausências permanecem sem nenhuma justificação.

Senadores com mais faltas no ano de 2019. Fonte: Congresso em Foco.

Não é a primeira vez que Jader Barbalho lidera o “ranking” dos senadores com mais faltas, em 2017, novamente ficou em primeiro lugar, faltando a 45% das sessões deliberativas e em 2018, seu índice de ausências foi de 80% no primeiro semestre daquele ano.

Segundo o Regimento Interno da Casa, os senadores são obrigados a participar das sessões deliberativas ordinárias, já em caso de falta, o parlamentar deve apresentar um requerimento para justificar o motivo da ausência, não sendo manifestado a causa do não comparecimento o congressista pode não ter esse dia abonado no pagamento.

Confira a lista completa da assiduidade dos senadores paraenses:

Fonte: Congresso em Foco.