GRANDE ABC
IPTU de Santo André tem opção para ajudar na causa animal

Valor arrecado será destinado para o Fundo Municipal de Proteção dos Animais

11/01/2020 12h07

SANTO ANDRÉ – O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 terá a opção de contribuição para a causa animal. O valor para contribuição é de R$ 15,00 sendo voluntário o pagamento, ou seja, o munícipe só paga se quiser ajudar na causa. O boleto será anexado junto com o IPTU e haverá um código de barras próprio destinado a causa animal. O pagamento pode ser feito preferencialmente até o dia 21 de janeiro.

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto que diz ""FUI ATÉ BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO DE SANTO ANDRÉ. APENAS RECLAMAR E SER ATIVISTA NA REDE SOCIAL NÃO BASTA, A LUTA SE FAZ EM CAMPO". MARCIO COLOMBO SIGA NAS OUTRAS REDES SOCIAIS @MARCIOCOLOMBO MARCIO_COLOMBO MÁRCIOCOLOMBO"
Resultado da ida de Marcio Colombo a Brasília: 3 MILHÕES DE REAIS distribuídos para as áreas da Saúde e Educação de Santo André

Estima-se que 30 milhões de animais (cães e gatos) estão em situação de rua no Brasil. Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes (artigo 32 da Lei 9.605/98, que prevê detenção de três meses a um ano e multa). Sobre o projeto, no entanto, nem bem começou e já está sofrendo críticas e desconfiança por parte da população, que está receosa se o valor arrecadado será realmente destinado a causa animal.

Quanto a isso, o secretário de Meio Ambiente de Santo André Fabio Picarelli, disse o seguinte:

“Todas as ações advindas da arrecadação desta contribuição serão amplamente divulgadas, com total transparência como forma de prestar contas a todos que fizeram o pagamento”.

Os andreenses têm todo o direito de desconfiar e sobretudo tem a obrigação de fiscalizar a destinação do valor arrecadado, uma vez que trata-se de dinheiro público. E o secretário também tem obrigação de manter com a máxima transparência todo o processo de pagamento e aplicação dos valores que serão pagos.

RELEMBRANDO O AUMENTÃO DO IPTU 2018

A época, o Coordenador do MBL Grande ABC Marcio Colombo liderou as manifestações contra o aumentão do IPTU que seria cobrado naquele ano.

IMPORTANTE – Amanhã teremos a Marcha Contra o Aumentão do IPTU 2018, 10h no Paço Municipal. Sua presença é fundamental para revertermos este abuso. Neste momento precisamos de força! Conto com você lá! Vamos mostrar aos vereadores e ao prefeito que não aceitamos mais pagar o pato! #Revoga

Posted by Márcio Colombo on Saturday, January 27, 2018
Marcio Colombo convidando todos a participar da manifestação (jan/2018)

E a manifestação surtiu efeito e o aumentão fora revogado.

IPTU 2018 Esclarecimentos! VITÓRIA! Recebeu carne com o aumentão? – jogue fora Pagou alguma parcela ou na integralidade o IPTU abusivo? – solicite crédito tributário ou reembolso. Os carnes sem aumentão, corrigidos em apenas 2,89% sobre o valor de 2017 chegarão com vencimento somente em março. #AumentaoIPTU2018VitoriaDosAndreenses parabéns Santo André!

Posted by Márcio Colombo on Saturday, February 3, 2018
Após manifestação, aumento do IPTU-2018 foi revogado

Marcio Colombo publicou um vídeo em suas redes sociais parabenizando os andreenses pela vitória e informou:

IPTU 2018 – Esclarecimentos! VITÓRIA! Recebeu carne com o aumentão? Jogue fora! Pagou alguma parcela na integralidade o IPTU abusivo? Solicite crédito tributário ou reembolso. Os carnês sem aumentão, corrigidos em apenas 2,89% sobre o valor de 2017, chegarão com vencimento somente em março. #AumentaoIPTU2018VitoriaDosAndreenses parabéns Santo André!”

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
MARCIO COLOMBO: Força e Coragem para Mudar Santo André

Ajude-nos a continuar nosso trabalho. Contribua em: https://mbl.org.br/ajudeseunucleo/

Estudante de Letras, são-paulino, fã de System of a Down, devoto de São Dostoiévski (o maior escritor-filósofo do mundo). Intrínseco a mim: Política, Jornalismo, Filosofia e Sociologia. Sou MBL com muito orgulho.