fbpx
Bauru » São Paulo
Incêndio Florestal em Bauru

No dia 05 de Outubro de 2019, sábado, um catastrófico incêndio florestal devastou 30% do Parque Jardim Botânico da cidade de Bauru-SP.Uma área equivalente a cem campos de futebol (321 hectares) foi destruída pelo fogo de origem supostamente criminosa.

16/10/2019 20h13 - Por Gabriel M. Machado Loureiro

Incêndio na Região de Bauru queimou 321 hectares
(Foto:Jornal da Cidade Bauru)

No dia 05 de Outubro de 2019, sábado, um catastrófico incêndio florestal devastou 30% do Parque Jardim Botânico da cidade de Bauru no Estado de São Paulo. Uma área equivalente a cem campos de futebol (321 hectares) que fica ao lado do Zoológico Municipal foi queimada e mais uma parte do cerrado foi destruído.

Um crime ambiental dessa natureza e impacto precisa urgentemente ser investigado, especialmente devido as suspeitas iniciais do mesmo ter sido criminoso e provocado por cidadãos que normalmente tentam abrir trilhas na zona de cerrado para chegar a área do rio. O impacto ambiental de incêndios em áreas de cerrado é imenso uma vez que os mesmos se propagam em uma velocidade muito grande neste bioma e é muito difícil de ser contido.

Felizmente, uma força tarefa com mais de sessenta pessoas conseguiu controlar e extinguir as chamas, impedindo que as mesmas destruíssem mais do meio ambiente de cerrado. É necessário parabenizar a todos os envolvidos na iniciativa, porém é necessário que cobremos uma apuração mais profunda dos fatos, buscando soluções mais efetivas para impedir futuros problemas com incêndios nas zonas de preservação ambiental.

A cidade de Bauru, foi uma das, se não a mais, atingida pela Lei do Cerrado, que visava preservar as áreas de cerrado em área urbana, mas acabou criando apenas pequenos bolsões do bioma em meio as zonas urbanizadas, espalhando a população em locais (bairros e comunidades) mais afastados, acabando por fazer aumentar os gastos públicos com saúde, educação, segurança e infraestrutura para os novos espaços de moradia mais afastados e dificultando o desenvolvimento do município.

Não que não haja importância na preservação do meio ambiente de cerrado, muito pelo contrário, é fundamental uma efetiva proteção deste tipo de bioma, que deve ser realizada de maneira sustentável e em compasso com o desenvolvimento do município. Para que isso seja possível, é necessário que se faça um efetivo planejamento na área do desenvolvimento urbano, tal como um projeto de crescimento sustentável que verifique a possibilidade de relocação dessas áreas para ambientes mais afastados das zonas urbanas, onde a menor presença de seres humanos possa diminuir o risco de depredação, destruição ou até mesmo de grandes incêndios como o que ocorreu no dia 05 de Outubro de 2019 e acabou por destruir uma imensa área de preservação que os cidadãos do município pagam diariamente com seu esforço e tributos para a manutenção e eficácia da Lei do Cerrado e seus impactos diretos que tem sobre o desenvolvimento municipal.

O MBL de Bauru vem atuando no município de maneira vigilante e faz um apelo as autoridades locais tomem as atitudes cabíveis e que este incêndio seja investigado, evitando que futuramente áreas que com tanto custo são preservadas por nossos munícipes, sejam irresponsavelmente destruídas.
É de extrema importância que áreas como o Parque Jardim Botânico continuem a existir e que o planejamento urbano seja feito para que o desenvolvimento possa voltar a ocorrer de maneira sustentável, respeitando meio ambiente de cerrado, bioma que é de extrema importância para a perpetuação do equilíbrio em nosso planeta.