Sem Categoria
Ibaneis faz diversas promessas a taxistas

Cerimônia de inauguração de ponto para taxistas do Aeroporto de Brasília anunciou medidas para tirar taxistas de situação “degradante”

12/03/2020 08h00 - Por Jonas Fernandes

Nesta quarta-feira (11), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou da cerimônia de inauguração de ponto estruturado para taxistas no Aeroporto de Brasília.

“O governo nos devolveu a esperança. A gente se emociona quando vê o que está disponível para todos os taxistas aqui hoje”, emocionou-se o presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi), Suéd Silvio, que também comentou a situação antiga do ponto: “A gente usava contêineres, sem qualquer segurança. Tivemos amigos que se machucaram, idosos que cortaram os pés…”

O novo ponto dos taxistas contém: banheiros interligados ao sistema de esgotamento sanitário, área de convivência e refeitório, além de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), para a prática de atividades físicas. Também é prevista a construção de um campo de futebol.

Mas as notícias boas para os taxistas não se encerram no novo ponto: o governador também anunciou que a modalidade terá acesso à linha do BRT, além de afirmar estudar a isenção do Impostos sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para veículos híbridos; considerando que os taxistas já possuem a isenção do Imposto sobre Importação (IPI), o táxi pode sair até 28% mais barato.

A justificativa do governador consiste nos problemas que a categoria estava enfrentando recentemente: “Essa categoria estava há muito tempo abandonada e passou por muita dificuldade com a crise econômica e a inserção dos aplicativos […] Essa entrega traz um pouco de dignidade para que eles possam trabalhar bem, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade”.

O GDF também pretende fazer anúncios do Banco de Brasília (BRB) nos táxis.


Fonte: Metrópoles e Agência Brasília