Segurança
Guarda Civil Distrital será realidade no DF

Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) anunciou a criação da Guarda Civil Distrital (GCD),

12/03/2020 16h18 - Por Jonas Fernades

Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) anunciou a criação da Guarda Civil Distrital (GCD), que será responsável pela segurança dos monumentos e do patrimônio Público.

O projeto de criação da GCD foi proposto pelo Buriti em outubro do ano passado e foi baseado nas outras unidades federativas e suas guardas municipais. Um dos principais objetivos da Guarda é, segundo o Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, permitir que mais Policiais Militares estejam disponíveis para fazer o policiamento ostensivo:

“Estamos trabalhando em diversas frentes para reforçar o efetivo das forças de segurança pública. A Guarda Distrital nos permitirá não só uma economia de recursos, mas a possibilidade de relocar policiais militares que atuam na proteção patrimonial para o policiamento nas ruas.”

A contratação dos Guardas Civis Distritais será realizada mediante concurso público com prova objetiva, teste físico e psicológico, comprovação de boa conduta e índole, além de conclusão de curso de formação. Os servidores serão regidos pelo Estatuto das Guardas Municipais, previsto na Lei Federal nº 13.022/2014; o salário inicial é de R$ 2,5 mil e pode atingir, no fim da carreira, R$ 6,3 mil. Os interessados deverão ser maiores de 18 anos e ter ensino médio completo.

A guarda estará à serviço da SSP e também será preparada para prestar socorro e salvamento, em casos de emergência, além de reforçar o trabalho das forças de segurança em casos de calamidade pública.


Fonte: Agência Brasília