GRANDE ABC
Grupo Caoa desiste de comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo

Anúncio foi feito pelo governador João Dória; fábrica encerrou suas atividades em outubro de 2019

15/01/2020 13h20

SÃO BERNARDO DO CAMPO – Após período de negociações, Grupo Caoa desiste de comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, que operava na região há 52 anos. O anúncio foi feito pelo governador João Dória na segunda-feira (13).

“Não foi possível viabilizar [a venda da fábrica da Ford para a Caoa] neste caso específico, mas a Caoa deve anunciar, agora em 2020, um novo e forte investimento com fabricante chinês na indústria automobilística aqui em São Paulo”, disse Dória em entrevista coletiva.

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto que diz ""FUI ATÉ BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO DE SANTO ANDRÉ. APENAS RECLAMAR E SER ATIVISTA NA REDE SOCIAL NÃO BASTA, A LUTA SE FAZ EM CAMPO". MARCIO COLOMBO SIGA NAS OUTRAS REDES SOCIAIS @MARCIOCOLOMBO MARCIO_COLOMBO MÁRCIOCOLOMBO"
Marcio Colombo foi até Brasília em busca de recursos para as áreas da Saúde e Educação de Santo André…

As negociações com o Grupo Caoa começaram em fevereiro de 2019, quando a Ford emitiu um comunicado informando que encerraria suas atividades em outubro daquele ano, o que de fato aconteceu. (ver matéria abaixo). O Grupo era distribuidor oficial da marca norte-americana no Brasil desde 1970.

(matéria de outubro/2019)

O anúncio oficial só foi divulgado após entrave no pedido de empréstimo solicitado pelo Grupo (cerca de 1 bilhão de reais) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quando este informou que “valores seriam apenas para (novos) investimentos e não aquisições”.

A época, o governador João Dória (PSDB) afirmou que, caso a negociação com o grupo brasileiro não se concretizasse, um plano B seria a negociação com montadoras chinesas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto que diz "R$3.500.000,00 ESSE FOI O VALOR QUE MARCIO COL LOMBO CO ONSEGUIU EM EMENDAS PARA A CIDADE DE SANTO ANDRE. SAIBA TUDO DIA 16/01 AS S16H NA TV GRANDE ABC CANAL 3 DA NET #DAREDAÇÃO"
… e conseguiu 3 MILHÕES DE REAIS em emendas através do deputado federal Kim Kataguiri. Saiba mais amanhã, às 16h

O governador, no entanto, reafirmou na última segunda-feira o interesse de duas empresas chinesas na aquisição da fábrica da Ford, mas não indicou quais seriam.

“Há um entendimento novo com dois fabricantes chineses, entendimentos que estão em curso, mas não temos propagado, até para que eles possam seguir com tranquilidade, sem a pressão do tempo“, afirmou o governador.

A imagem pode conter: texto
Envie um e-mail para: mcolombombl@gmail.com

Se você tem alguma dificuldade no seu bairro, entre em contato com nosso Coordenador Marcio Colombo e descreva seu problema. Nós iremos até o local e pressionaremos o poder público para que o problema seja solucionado.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho. Contribua em: https://mbl.org.br/ajudeseunucleo/

(texto-base: Agência Brasil)

Estudante de Letras, são-paulino, fã de System of a Down, devoto de São Dostoiévski (o maior escritor-filósofo do mundo). Intrínseco a mim: Política, Jornalismo, Filosofia e Sociologia. Sou MBL com muito orgulho.