Análise » Coronavírus » Denúncia » Interesse Público » Investigação » Opinião » Pernambuco » Política » Rio Grande do Norte
Governos estão escondendo casos de morte sobre o novo coronavírus

Governo do estado de Pernambuco esconde caso de morte confirmada pelo novo coronavírus.

25/03/2020 18h19

Por Etny Wesley 25/03/2020

Recententemente houve um caso de morte confirmado por Covid-19 (novo coronavírus), na cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco. A secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), confirmou que nesta quarta-feira (25/03), foi o primeiro caso de morte do Estado pelo novo coronavírus.

A vítima foi um idoso de 85 anos e estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) – referencia de Covid-19 na rede Estadual. O paciente era morador da cidade de Recife-PE e já possuía um caso clinico de algumas doenças anteriores como: diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica.

Porem o que mais chama atenção no caso, não é que seja “o primeiro caso de morte confirmado” pelo novo coronavírus no estado de Pernambuco. E sim que não foi o único.

Nesta ultima segunda-feira (23/03), houve um caso de morte confirmado por Covid-19 na cidade de Recife-PE, anterior ao caso de hoje (25/03). O que fica bem claro que o caso no qual o Governo Estadual de Pernambuco publicou não seria o primeiro.

O caso foi investigado e analisado pelo Movimento Brasil Livre do Estado de Pernambuco (MBL-PE), junto com a equipe do MBL News de Pernambuco também, onde confirmaram o caso através dos órgãos competentes.

A vítima foi um borracheiro de 57 anos, casado e deixou 5 filhos. O óbito

veio a ser registrado em um hospital de Recife.

É possível confirmar a autenticidade do óbito pelo site do TJ-PE, que dispõe de um mecanismo de autenticação virtual que é checada através de código impresso no documento.

Com esse caso de atestado de óbito fica registrada a primeira morte por Covid-19 em Pernambuco, porém a Prefeitura de Recife, nem mesmo o Governo do Estadual colocou essa morte nas estatísticas. Por que estão nos escondendo os casos?

Vale ressaltar que aqui, no estado do Rio Grande do Norte, os casos “suspeitos” do novo Coronavírus teve um aumento de 75%. Tendo em vista que até está terça-feira (24), o numero de suspeitos no estado era de 478 e agora o numero passou a ser de 839.

Mas segundo o boletim epidemiológico divulgado pela SeASP (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura), o estado só possui apenas 14 casos confirmados pela doença e nenhuma morte.