Educação » Rio de Janeiro
Governo Witzel vai inaugurar 11 escolas militares no início deste ano

Governo espera abrir 30 escolas neste modelo até o final de 2020

09/01/2020 10h37

O Governo Wilson Witzel pretende inaugurar no começo deste ano 11 escolas militares no estado do Rio de Janeiro. As inscrições já poderão ser feitas a partir do dia 21 pelo site Matrícula Fácil. Porém, o governo estadual promete abrir 30 escolas neste modelo até o final de 2020.

As escolas estão localizadas nas cidades de São Gonçalo, Rio Bonito, Areal, Carmo, Cordeiro, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende. Ano passado, unidades foram implementadas em Volta Redonda e Miguel Pereira.

De acordo com o secretário estadual de educação, Pedro Fernandes, as vagas nestas unidades serão oferecidas só na segunda fase da matrícula nas unidades estaduais, com o intuito de atrair estudantes que tenham interesse nesta forma de ensino

“A gente só está colocando as escolas militares na segunda fase para poder garantir que sejam pessoas que tenham vocação militar, que queiram estudar nessas escolas. E não por falta de opção. A gente só abriu as escolas militares depois de garantir que vai ter vaga para todo mundo”, explicou o secretário ao G1.

As escolas estaduais já têm 224 mil pessoas em pré-matrículas, sendo que 172 mil conseguiram em uma das três colégios de sua preferência.

“São as escolas mais concorridas, de tempo integral, com formação profissional, mas isso não significa que estas pessoas não vão estudar perto de suas casas. Terão vagas perto de casa, mas não nessas escolas mais concorridas. Vão sobrar cerca de 90 mil vagas após a segunda etapa da matrícula. A gente vai ofertar, a partir de 21 de janeiro, mais de 150 mil vagas na rede”, destacou Pedro Fernandes, ao G1

Jornalista formado pela UniverCidade, pós-graduado em Sociologia, Política e Cultura pela PUC-Rio. Formado em cinema pela New York Film Academy. Um liberal de direita que luta desde sempre pelos ideais que acredita.