Pará
Governo do estado anuncia mais medidas protetivas contra o Novo Coronavírus

Helder Barbalho anunciou suspensão das aulas da rede pública de ensino do estado

17/03/2020 20h57

Hoje, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou novas medidas protetivas para combater o Coronavírus (COVID-19). De acordo com o último boletim, do dia 17 às 19h, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), “ainda não há nenhum caso confirmado no estado do Pará. No momento, 26 casos foram descartados e 27 permanecem em análise”.

A principal medida anunciada foi a suspensão das aulas da rede pública de ensino do estado como: escolas de ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e a UEPA (Universidade Estadual do Pará). A paralisação está prevista até o dia 31 de março. E Conforme o Governador, a merenda escolar continuará sendo distribuída nessas instituições.

Confira o vídeo abaixo:

Outra pauta tratada hoje foi, a falta de produtos de higiene, como o álcool em gel. “Convocamos Procon, Dieese, um representante de farmácias e a Associação Paraense de Supermercados para trabalharem conosco na garantia desses produtos à população e com preço mais barato. Além disso, conselheiros da Sefa trabalham, neste momento, para conseguirmos uma possível isenção de ICMS para o álcool em gel e o álcool 70 junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária, desse forma ofereceríamos estes produtos 17% mais barato ao consumidor final. Tenhamos todos tranquilidade, o Estado não tem casos confirmados e essas são medidas de prevenção ao Covid-19” afirmou Helder.

Além disso, segundo Barbalho, “o Governo do Pará montou desde janeiro um plano de ação e prevenção. Nosso Estado tem 23 leitos de UTI novos e exclusivos, prontos para receber os casos mais graves do Coronavírus. Portanto, estamos estruturados e planejados para caso seja necessário enfrentarmos esse desafio”.

Mas será mesmo que esse número de leitos são suficientes? 23 leitos para todo o estado?