Goiás
Governo de Goiás prioriza atendimento on-line e agendamento prévio para evitar aglomerações

A intenção é evitar a proliferação do coronavírus.

18/03/2020 12h23

O Governo de Goiás, para evitar a paralisação dos serviços, adotou medidas para impedir a aglomeração de pessoas em seus principais locais de atendimento ao cidadão. O Estado está priorizando o uso de seus canais virtuais e o atendimento com agendamento prévio. Foi o que fizeram, o Vapt Vupt, Detran e o Ipasgo.

A partir desta quarta-feira (18), as unidades do Vapt Vupt passam a funcionar somente para atendimentos previamente agendados pelo site www.vaptvupt.go.gov.br. Será permitida a entrada somente de pessoas que estão marcadas no exato horário agendado. Os agendamentos respeitarão um espaçamento de meia hora, possibilitando que o ambiente interno da unidade permaneça sem aglomeração de pessoas.

O Detran limitou os atendimentos desde a última segunda-feira (16). Já não faz o atendimento presencial para os serviços que estão disponíveis pelo site www.detran.go.gov.br ou pelo aplicativo DetranGO On. Quem tiver dúvida sobre os serviços on-line poderá saná-la pelo telefone 154.

Os atendimentos na sede, Ciretrans ou Vapt Vupts passaram a ser exclusivos para transferência de propriedade, inclusão de veículo novo e liberação de veículos recolhidos ao pátio. A entrada será controlada para que só acesse a unidade do Detran o cidadão que esteja em atendimento. Não é permitida a entrada de acompanhante, e a triagem é feita na entrada do prédio. Os serviços não emergenciais, como agendamento de bancas teóricas e práticas, junta médica e junta técnica, foram temporariamente suspensos, visando resguardar a saúde dos candidatos.

Os usuários do Instituto de Assistência dos Servidores de Goiás (Ipasgo) contam com 24 serviços online que estão disponíveis no site www.ipasgo.go.gov.br ou pelo aplicativo Ipasgo Fácil. Dúvidas entrar em contato pelo telefone 0800 62 1919.

O Ipasgo ainda disponibilizou a coleta de material em domicílio para os testes de diagnóstico de Covid-19. Neste primeiro momento, os serviços serão prestados em todas as regiões do Estado em parceira com o laboratório Padrão.

Na Polícia Civil os registros de ocorrências devem ser feitos pelo site www.raivirtual.ssp.go.gov.br. As exceções são os crimes mais graves, como homicídio, estupro, sequestro, roubo e furto de veículos. A orientação da Polícia Civil é que mesmo para os casos que precisam ser presenciais, a população antes de ir até a delegacia, tente contato por telefone ou e-mail. Uma lista com os contatos úteis, de acordo com cada região, está publicada no site www.policiacivil.go.gov.br.

*Informações fornecidas pela Secretária de Comunicação do Governo de Goiás.

Química Industrial, Tatuadora, Desenhista, Cristã Reformada e aspirante a Teóloga.