Goiás
Governo de Goiás adia a oferta de ações da Saneago por tempo indeterminado

Segundo o jornal Valor Econômico, Goiás pode “ir à liquidação”, diz Caiado.

11/02/2020 15h10

Segundo informação revelada nesta terça-feira (11) em reportagem do jornal Valor Econômico, o governo de Goiás adiou por tempo indeterminado a oferta de venda de 49% das ações da Empresa de Saneamento de Goiás, a estatal Saneago. O motivo seria um suposto boicote da Secretaria Especial de Privatizações do Ministério da Economia. Também pesou contra a operação a malsucedida venda da distribuidora de energia Celg ao grupo italiano Enel, em 2016.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) apontou ainda uma influência negativa da Secretaria Especial de Privatizações do Ministério da Economia, que estaria passando ao mercado sinais negativos em relação à Saneago. Segundo Caiado, o secretário Salim Mattar reclamou da forma como governador vinha criticando a privatização da Celg, alegando que isso poderia manchar a agenda de privatizações. O governador, porém, defendeu um controle mais rigoroso sobre as empresas privadas que assumem os serviços públicos.

Segundo Caiado, a oferta de ações da Saneago ficará suspensa até que não haja mais, “por parte da Secretaria Especial de Privatizações, a política de tentar desconsiderar e desqualificar o IPO”.

Caiado depende de um compromisso firme com as privatizações para que Goiás possa ser admitido no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Governo Federal. Ele alerta que a não admissão de Goiás no Regime Especial irá resultar em um colapso financeiro e administrativo de proporção imaginável. A dívida do estado com tesouro em abril será na ordem de R$ 1,8 bilhão.

Goiás tem até o dia 6 de abril para encontrar uma solução. É nessa data que finaliza a validade de uma liminar obtida junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a Goiás o não pagamento de dívidas com o Tesouro Nacional. “Se eu não tenho a liminar e nem o RRF, não há plano B. O plano B é fechar para liquidação“, explicou Caiado.

Química Industrial, Tatuadora, Desenhista, Cristã Reformada e aspirante a Teóloga.