Sem Categoria
Fim do Semestre na UnB

Nem as atividades a distância escaparam

25/03/2020 09h56 - Por Jonas Fernandes

A Universidade de Brasília (UnB) optou, após reunião da comunidade acadêmica ontem, segunda-feira (23), pela suspensão completa das atividades acadêmicas. Até então, as atividades estavam sendo ministradas a distância.

A assessoria da instituição de ensino confirmou a informação e informou que ainda está acontecendo uma reunião entre diretores das unidades acadêmicas e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para definir como e quando as aulas podem retornar.  Confira a nota:

Em reunião realizada online na manhã desta segunda-feira, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. As aulas e atividades realizadas de 9 de março até agora não perdem a validade.

A resolução do Cepe autoriza estágios supervisionados e atividades assistenciais na área de saúde, preferencialmente aquelas relacionadas ao combate à Covid-19. Também permite bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, de qualificação e defesa de dissertação ou tese, desde que exclusivamente de modo não presencial.

Além disso, o Cepe autorizou a manutenção de atividades de extensão voltadas para o atendimento à comunidade, preferencialmente a distância e em temas relacionados à saúde da população.

Os conselheiros recomendaram, ainda, que as unidades acadêmicas proponham atividades para o combate à propagação do coronavírus. A proposta deverá especificar o tipo de atividade, o público envolvido, seus objetivos e a forma de contabilização no histórico escolar dos estudantes participantes.

Essas propostas deverão ser encaminhadas para apreciação do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB. As atividades precisam ter a aprovação dos respectivos colegiados das unidades acadêmicas.

Em todos os casos, devem ser respeitados os protocolos de preservação da saúde de todos os membros da comunidade envolvidos.

A Administração Superior e o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB continuarão acompanhando os desdobramentos da pandemia de coronavírus e manterão a comunidade informada.

Márcia Abrahão Moura

Reitora

Enrique Huelva

Vice-reitor


Fonte: Agência Brasília e UnB Notícias