Pará
Erro bizarro acontece no presídio de Vitória do Xingu/PA

Detendo é posto em liberdade com alvará de soltura de outro preso

31/01/2020 12h17

No dia 28 de janeiro, um erro bizarro aconteceu no Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu/PA, um detendo foi posto em liberdade com alvará de soltura de outro preso, após perceberem o equívoco, o prisioneiro foi considerado foragido.

Segundo a Polícia civil, que investiga o caso, a justiça consentiu o alvará de soltura ao detento José Ribamar dos Santos Abreu Júnior, todavia, por algum erro ainda não informado pelo complexo penitenciário, quem acabou sendo liberto foi o preso Rogério Aguiar da Silva. Como nomes tão diferentes podem ter causado esse equívoco?

Logo após o ocorrido, foi instaurado um Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP) pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) para averiguar o que realmente aconteceu. Também foi determinado que o preso posto em liberdade fosse considerado como foragido.

O presídio do município de Vitória do Xingu tem aproximadamente 4 meses de funcionamento e já apresentou outros problemas, como, de acordo com o Ministério Público Estadual, superlotação e erro na colocação de presos provisórios junto com detidos já condenados.