Pará
Erosão de calçada da Praça dos Notáveis quase gera fatalidade em Cametá/PA

Local em que ocorreu o acidente é próximo a orla do cais da cidade, que está em reforma

12/01/2020 20h46 - Por Lucas Lima

Na noite deste sábado, 11 de janeiro, ocorreu o desabamento de parte da calçada da Praça dos Notáveis no município de Cametá. Um cidadão que estava no local foi “engolido” após o desabamento citado.

Fotos do acidente.

A praça onde se deu o fato, seria palco do evento “Domingueira kids” neste domingo dia 12 uma espécie de carnaval para crianças.

A prefeitura Municipal de Cametá em nota disse:

“A Prefeitura de Cametá vem a público informar que o evento Domingueira Kids que seria realizado amanhã (12) na Praça dos Notáveis será transferido para a Concha Acústica na praça da Cultura, devido parte da calçada ter cedido em decorrência de infiltração provocada pelas chuvas e com isto garantir a segurança de toda população que irá comparecer ao evento. Vale ressaltar que a parte onde cedeu não faz parte das obras do cais. A Prefeitura de Cametá já está providenciando o isolamento da área afetada e começará segunda-feira o estudo técnico para reparos no local. Waldoli Valente, Prefeito Municipal”

O curioso que é citado na nota que o local do ocorrido não faz parte das obras do cais. Informação desmentida pelo cartaz do evento.

A orla de Cametá passa por reformas, que foram iniciadas no dia 03 de maio de 2018, pela empresa Amazon Construções e Serviços LTDA. Com o prazo máximo de conclusão de 18 meses. Deveria ter sido concluída no dia 30 de outubro de 2019, prazo já extrapolado em quase 3 meses. A obra custou aos cofres públicos um valor de R$ 7.142.090,17.

Foto da apresentação da obra do cais pela prefeitura.

O município de Cametá, historicamente, sofre com erosões por sua localizada as margens do rio Tocantins. O objeto da obra tem como finalidade a construção do muro de arrimo a fim de evitar tais prejuízos na estrutura da orla. Apesar do trabalho está se findando mesmo com atraso, os danos já são aparentes. Ao ponto de quase gerar essa fatalidade citada na matéria. Aguardaremos quais as providências a prefeitura de Cametá tomara para sanar o caso. Em contra partida o Movimento brasil Livre – MBL Cametá está atento para que se necessário, juntamente com a sociedade organizada, tomara ações cabíveis, contra a prefeitura, para resolver o problema.