Santa Catarina
Diário Oficial da União publica suspensão a Reitor da UFSC

A suspensão era de 10 dias, mas logo foi convertida em multa pela Controladoria Geral da União (CGU)

24/01/2020 12h41 - Por Alisson Kons

Nesta quarta-feira (22), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a informação de que o reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Ubaldo Cesar Balthazar, havia sido suspenso por 10 dias da função que ocupa. Suspensão que foi convertida em multa.

Segundo divulgado, a suspensão se deu porque o diretor deixou de exercer com atenção e dedicação as obrigações do cargo e não observou as normas legais e regulamentares – o inciso CXVI (116) da Lei n. 8.112/1990.

Em abril de 2019, um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) foi aberto pela CGU (Controladoria Geral da União), e através dele também foram advertidos o professor Irineu Manoel de Souza e a vice-reitora, Alacoque Lorenzini Edermann.

Em comunicado oficial no site da UFSC, o reitor afirmou que se sente tranquilo em relação aos atos praticados em sua função e também disse que não houve nenhuma notificação formal do resultado do PAD.

Ubaldo Balthazar é doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas, Mestre e Graduado, ambos pela UF-SC, onde entrou em 1° de Março de 1978, tornando-se Professor Titular. Em julho de 2018, foi nomeado reitor pelo MEC (Ministério da Educação).

Fontes: NSC Total, Gazeta do Povo, Notícias UFSC e G1.