fbpx
Opinião » Paraná
Desempenho do sudoeste do Paraná no Ranking das Cidades Conectadas

Confira como se saíram Francisco Beltrão e Pato Branco.

14/10/2019 18h07 - Por Bruno Savarro

Elaborado pela empresa Urban Systems, o Ranking Connect Smart Cities avalia a cada ano diversos indicadores de mais de seiscentas cidades do Brasil. Com base nas notas nesses indicadores, é elaborado o ranking das cidades mais conectadas do país. Nesse ano, o topo do ranking foi ocupado por Campinas – SP. A capital do Paraná, Curitiba, ficou com a 3ª posição; o segundo paranaense do ranking é Maringá (26º lugar).

A região sudoeste do estado está representada por Pato Branco, que ocupa a 37ª posição entre as cidades conectadas. Devido à grande rivalidade entre as cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, decidimos avaliar indicador a indicador e comparar as maiores cidades da região para “competir” nos indicadores mais importantes para mensurar a qualidade de vida da população.

Enquanto beltronense, meus sentimentos estão divididos, no ano passado, Francisco Beltrão aparecia em apenas um ranking – o de meio ambiente, figurando o 33º lugar. Hoje, Beltrão já não aparece entre as 100 principais cidades sobre a ótica do meio ambiente, porém, nos quesitos de saúde e educação, Beltrão figura a 54ª e a 93ª posição respectivamente. Ao mesmo tempo que à 56 quilômetros de Beltrão, a segunda maior cidade em extensão territorial e população da região, Pato Branco, desponta com ótimos índices em diversos indicadores, vamos a eles:

Ranking das cidades mais conectadas do Brasil: 37ª posição
Meio Ambiente: 76º
Saúde: 20º
Educação: 76º
Empreendedorismo: 43º
Governança: 28º
Economia: 32º

Vamos ao quadro comparativo entre as duas cidades:

Os dados são no mínimo preocupantes para a cidade de Francisco Beltrão. Algumas medidas importantes estão colocadas em prática, como o Projeto de Lei da Liberdade Econômica. Afinal, o pilar do desenvolvimento é a economia do município, com uma economia forte automaticamente os demais índices tendem a ter um crescimento orgânico considerável.

Em contrapartida, na cidade vizinha as atitudes positivas para o mercado atraíram diversos setores comerciais, bem como investimentos no turismo fizeram com que circulasse mais dinheiro no município, gerando o consequente crescimento contemplado no ranking.

Ranking completo e demais informações aqui