Destaque » Goiás
Deputado goiano Zacharias Calil pode concorrer ao Nobel de Medicina neste ano

Zacharias Calil (DEM), que é deputado federal por Goiás, é especialista em cirurgia de separação de gêmeos siameses.

25/01/2020 19h55

Pela primeira vez um médico goiano pode concorrer ao Nobel. O Deputado Federal Zacharias Calil (DEM-GO) foi indicado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados ao Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina por seu trabalho no tratamento de doenças raras, como a separação de gêmeos siameses, síndrome do lobisomem e também pelo desenvolvimento de medicamento para tratar hemangiomas em crianças. O requerimento foi despachado para a comitê da premiação em Estocolmo, na Suécia.

Calil conversou na manhã deste sábado (25) com o Blog Poder em Jogo e disse ter sido uma surpresa a sua indicação pelo Congresso. “Isso já é uma vitória para mim. Só de ter a possibilidade do meu trabalho concorrer ao Nobel é uma satisfação e reconhecimento do que fazemos em Goiás”, comemorou.

Natural de Goiânia (GO), Calil é cirurgião pediátrico, mundialmente famoso pela separação de bebês siameses. Ele se formou pela Universidade Federal e Goiás (UFG), em 1981, e atende no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia.

Calil é membro da Fundação Birthmark, com sede em Nova York, da qual é referência para tratamento de hemangioma para América do Sul. Foi Superintendente da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, quando se dedicou a desenvolver ações de apoio aos radiocidentados a fim de transformar a experiência do Césio 137 em aprendizado para as gerações futuras. Eleito deputado federal em 2018, foi o terceiro mais votado pelo Estado de Goiás, com mais de 151 mil votos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação de Zacharias Calil

Química Industrial, Tatuadora, Desenhista, Cristã Reformada e aspirante a Teóloga.