fbpx
Brasília » Escola Militarizada
De Lavada! Santa Maria é a 10° escola a optar pela militarização

87% votaram “sim” ao modelo.

03/10/2019 13h49 - Por Jonas Fernandes

Santa Maria é a mais nova Região Administrativa (RA) a possuir uma escola militarizada. O Centro Educacional nº 416 (CED 416) contou com cerca de 300 pessoas da comunidade escolar na noite desta terça-feira (1) para votar a adesão. O resultado, divulgado às 23h30, foi de 87,05% “sim” contra 12,95% “não”.

Houve um debate que contou com personalidades contra e a favor do modelo, sendo que os pais, servidores do colégio, professores e alunos ouviram os dois pontos de vista.

O diretor da unidade, Eduardo Rodrigues Reis, afirmou que o objetivo é garantir que os professores fiquem por conta apenas das atividades pedagógicas, enquanto as questões comportamentais ficam sobre encargo dos policiais.

Quem foi contra a decisão foi o diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF), Fernando Reis, que levantou a seguinte questão: “Nós precisamos dessa parceria da PM. Mas colocar os 20 [militares] aqui dentro? E na rua?” mas acabou sendo vaiado logo após a declaração.

O chefe da unidade de políticas públicas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Eduardo Holanda, garantiu que o perímetro da instituição terá policiamento reforçado. Sua fala e de outros membros da secretaria foram aplaudidas por uma plateia que ansiava por segurança.


Fonte: G1.