Coronavírus » Rio Grande do Sul
COVID-19: Veja as medidas adotadas pela Prefeitura de Canoas

Mesmo sem casos confirmados, Prefeitura adota medidas para conter avanço do coronavírus no RS.

18/03/2020 22h19 - Por Renan Della Costa

Desde que o novo coronavírus começou a circular na China, há mais de um mês, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, vem tomando diversas atitudes para diminuir os possíveis riscos à população, e preparado as estruturas nos hospitais e Unidades de Saúde para atender os casos da doença. Não há casos confirmados no Município. Um ainda é investigado e 15 já foram descartados.

Mesmo sem ter nenhum caso confirmado, aPrefeitura de Canoas monitora todos os dias o cenário no Brasil e no mundo para escolher qual caminho seguir. Na última sexta-feira entrou em funcionamento o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e a partir de 16 de março de 2020, uma série de novas medidas e orientações à população foram anunciadas e colocadas em prática imediatamente.

Essas ações não têm como intuito criar pânico nas pessoas, mas, sim, ampliar os cuidados com esse vírus que tem se alastrado pelo mundo e se transformou em uma pandemia. Novas medidas e recomendações podem ser feitas, a depender do avanço do COVID-19 no Estado. Confira as iniciativas adotadas:

EDUCAÇÃO

  • Suspensão gradativa das aulas, com presenças facultativas e faltas abonadas nas Escolas Municipais de Canoas. Não serão realizados trabalhos presenciais e nem avaliações que causem prejuízos ao desempenho escolar. As aulas serão suspensas, em definitivo, a partir de quinta-feira, dia 19 de março, por 14 dias. Recomendação é que famílias que possuem estrutura para atendimento de suas crianças, não levem os alunos para a escola.
  • Crianças sintomáticas não deverão frequentar as aulas. Entende-se como sintomáticas as crianças que estiverem com: coriza, espirro, tosse, febre ou outras restrições médicas como asma, diabetes, câncer, e etc.
  • Todas as atividades coletivas nas escolas estão suspensas, tais como reuniões de pais, reuniões de professores, eventos, festividades.
  • A Secretaria Municipal de Educação suspende por tempo indeterminado formações, cursos e capacitações, e demais eventos.
  • As escolas não ficarão completamente fechadas, cada diretor vai definir um rodízio de trabalho com uma equipe reduzida de professores.
  • Recomenda às escolas da rede particular que adotem o mesmo protocolo de suspensão parcial e, posteriormente, suspensão total das aulas a partir do dia 19 de março.

SAÚDE

  • Restrição de visitação nos hospitais. Por paciente internado, será permitido apenas um visitante por dia.
  • Para aquelas pessoas que apresentam os sintomas do novo coronavírus, recomendação de que procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para primeiro diagnóstico. Deve-se evitar ir ao Hospital de Pronto Socorro e UPAs, locais onde se encontra grande número de pessoas com problemas de saúde, que podem ser expostas desnecessariamente ao vírus.

SERVIDORES PÚBLICOS

  • Dispensa da presença física nos locais de trabalho dos servidores públicos com mais de 60 anos, gestantes e em tratamento com doenças graves que desempenharão suas atividades em casa, sem prejuízos. São exceção os profissionais da saúde e segurança, já que estes estes atuam em atividades consideradas de primeira necessidade ao bem-estar da população e utilizam equipamentos de proteção individual.
  • Os servidores e os empregados públicos que estiverem afastados por viagem ao exterior deverão, antes de retornar ao trabalho, informar à chefia imediata o País que visitou, apresentando documentos comprobatórios de viagem. O caso deverá ser notificado à vigilância sanitária e o servidor deverá permanecer em isolamento domiciliar durante sete dias.

EVENTOS

  • Suspensão das atividades municipais culturais, esportivas, artísticas e quaisquer outros tipos de eventos com aglomeração de pessoas, a partir do dia 16 de março de 2020. A Antiga Estação de Trem, Casa dos Rosa, Villa Mimosa, Biblioteca Pública, Hangar Cultural, Praça da Juventude e Praça CEU estão com todas as suas atividades suspensas.
  • Recomendação da suspensão provisória de eventos ou reuniões religiosas, esportivas, políticas, culturais, de lazer, e afins, que reúnam grande público.
  • Recomendação aos cinemas, buffets, casas de show e clubes que suspendam provisoriamente eventos e sessões, para evitar aglomerações.

Fonte: Portal da Prefeitura de Canoas.