Coronavírus » Rio Grande do Sul
COVID-19: Rosário do Sul adota medidas parciais de contenção do vírus

Prefeitura optou por medidas parciais de contenção do avanço do coronavírus no Estado.

19/03/2020 17h29 - Por Leonardo Costa Pagel

Na tarde de terça-feira (17/03), a prefeita Municipal Zilase Jobim Argemi Rossignollo assinou o Decreto número 018/2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito de Rosário do Sul. As aulas em toda a rede municipal foram suspensas desde ontem (18/03).

O decreto apresentado visa claramente ajudar a combater e prevenir a população rosariense do contagio do novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial da Saúde como uma pandemia. Ainda não há casos registrados na cidade, talvez por isso não tenhamos visto a mesma rigidez adotada em outras localidades pelo Estado.

O povo que trabalha na iniciativa privada ainda está a mercê da situação, haja vista as medidas adotadas visarem apenas recomendações. Como visto o decreto visou claramente o funcionalismo municipal, sem nenhuma medida mais incisiva para o comércio local, lugar onde circulam inúmeras pessoas por dia e onde o vírus pode se espalhar rapidamente.

Compreendemos que a situação de crise econômica causada por uma pandemia é preocupante, mas a saúde pública não pode ser negligenciada. Não adianta alguns Municípios determinarem restrições ao comércio para conter o avanço do coronavírus e outros se manterem silentes. Aguardamos por novas noticias e que essas sim, abranjam toda a população.

Confira, na íntegra, o decreto da Prefeitura de Rosário do Sul: