Rio Grande do Sul
COVID-19: Primeiro caso no Rio Grande do Sul é confirmado

Primeiro caso confirmado de coronavírus no Estado é de Campo Bom.

10/03/2020 23h09

Nesta terça-feira (10), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, durante entrevista coletiva, o primeiro caso positivo de contaminação pelo novo coronavírus no Estado. A confirmação foi feita pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). O paciente é um homem de 60 anos, residente em Campo Bom, que esteve em Milão, na Itália, entre os dias 16 e 23 de fevereiro.

O quadro do paciente não é grave, requerendo apenas isolamento domiciliar até a melhora dos sintomas por enquanto. Os familiares do homem estão sendo acompanhados, mas nenhum apresentou sintomas ainda. Até o momento da entrevista coletiva, o RS tinha 86 casos suspeitos de infecção pelo COVID-19 aguardando confirmação e outros 103 casos já descartados.

Leite reforçou que “o importante é que consigamos evitar a disseminação desse vírus para que ele não chegue em pessoas com alguma debilidade do seu sistema imunológico que podem ter complicações”, e que “Por isso as medidas de isolamento, da etiqueta respiratória e hábitos de higiene. Para preservar não só as suas mas como também às das outras pessoas ao seu redor”. O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Diego Espíndola, falou do engajamento das cidades nas ações: “Estamos em sinergia com Estado e Ministério da Saúde e todas as equipes estão preparadas para receber os casos suspeitos”.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou o plano de contingência elaborado pela SES. “Nós mudamos de nível, passando do nível zero para o nível um, que é quando temos de 1 até 100 casos”, explica, acrescentando: “É importante mantermos a atenção aos casos de pessoas com sintomas e que tenham histórico de viagem a um dos países com circulação local do vírus”.

Fonte: Portal da Secretaria da Saúde.

Núcleo estadual do Movimento Brasil Livre.