fbpx
Francisco Beltrão » Paraná
Aniversário: obras do Contorno Noroeste estão paradas desde novembro de 2018

Proprietários das terras afetadas não aceitaram a proposta de indenização e estão brigando na Justiça.

26/10/2019 10h42

Em fevereiro de 2018, o então governador Beto Richa, esteve em Francisco Beltrão para autorizar o início das obras do Contorno Noroeste. Uma obra com extensão de 5.2km e que recebeu R$ 30,6 milhões do governo do estado – recurso viabilizado por Ademar Traiano (PSDB).

Porém, nove meses depois do início das obras, ela foi paralisada. A expectativa de conclusão da obra, de acordo com a empresa que venceu a licitação, era de 18 meses – ou seja, agosto de 2019. Estamos em novembro e apenas cerca de 9% foi concluído.

No total são 39 as propriedades afetadas pela obra. Dessas, muitos donos ainda não receberam suas indenizações e outros não aceitaram os valores propostos pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Os casos de rejeição dos valores foram judicializados e, enquanto não forem resolvidas todas as pendências, a obra permanecerá parada.

Talvez a pressa em anunciar o investimento, fez com que o governo do estado, então comandado por Beto Richa, pulasse etapas fundamentais para a efetiva construção. A aproximação das eleições de 2018 e a popularidade de Beto em baixa, fizeram com que a melhoria fosse anunciada precocemente sem ao menos ter uma garantia de que um dia ela finalizasse.

Cabe salientar que em agosto o governador Ratinho Junior esteve em Francisco Beltrão e anunciou que as obras seriam retomadas.

Por aqui, ficamos no aguardo pela conclusão.

Informações Jornal de Beltrão

Acadêmico de Direito (CESUL), Liberal radical e anti-intervencionista. Me arrisco a escrever para o Jornal de Beltrão, Coordenador do MBL Paraná e o mais importante, gremista e torcedor do Marreco Futsal.