GRANDE ABC » Transporte
Consórcio Intermunicipal do Grande ABC revê decisão de paralisação dos ônibus; veja como fica

Prefeitos atendem recomendação do secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo Alexandre Baldy e mantém transporte municipal, mas com frota reduzida

24/03/2020 12h21

GRANDE ABC – A paralisação total do transporte público das sete cidades do Grande ABC que estava prevista para o dia 29 deste mês, foi revista após Assembleia Extraordinária realizada na manhã de hoje (24) por videoconferência com os sete prefeitos do Grande ABC e o Secretário de Transportes de São Paulo Alexandre Baldy.

De acordo com o prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Gabriel Maranhão, a região vai operar com frota reduzida durante toda semana.

  • Segunda a sexta: 50% da frota nos horários de pico e 30% da frota nos demais horários;
  • Sábado e domingo: 30% da frota nos horários de pico e 15% da frota nos demais horários.

Maranhão disse que a decisão é um realinhamento com o Governo do Estado e que as prefeituras vão monitorar o cumprimento dos percentuais pelas empresas de ônibus.

O presidente do Consórcio afirmou que provavelmente haverá redução na frota dos ônibus metropolitanos, mas não exatamente nos mesmos percentuais. No ABC, houve uma queda de 73% de passageiros por dia.

A medida de reverter a paralisação total dos ônibus se dá principalmente para garantir o transporte de pessoas que trabalham em setores essenciais, como da área da saúde e de supermercados, por exemplo.

Em nota oficial, o Consórcio Intermunicipal aponta para a redução gradativa até o dia 28, até atingir o número estipulado acima.

Trecho da nota:

A medida faz parte de um esforço regional para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), que configura pandemia. A decisão do Consórcio ABC junto às Prefeituras e ao Governo do Estado é passível de revisão a qualquer momento, como todas as medidas no combate à pandemia. A população nesse momento de crise deve colaborar com o poder público e sair de casa somente se for estritamente necessário. Portanto, todos devem ficar em casa para conter a pandemia do Covid-19″.

Mais informações em breve.

Ajude-nos a continuar nosso trabalho. Contribua em: https://mbl.org.br/ajudeseunucleo/

(texto-base: Diário do Transporte)

Estudante de Letras, são-paulino, fã de System of a Down, devoto de São Dostoiévski (o maior escritor-filósofo do mundo). Intrínseco a mim: Política, Jornalismo, Filosofia e Sociologia. Sou MBL com muito orgulho.