Sem Categoria
Cena de Hospital de Guerra

Superlotação faz HRAN abrigar pacientes nos corredores

17/01/2020 17h07 - Por Marcos Johnny

Em vídeo divulgado pelo G1 mostrando corredores do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), vemos mais uma precarização dos hospitais públicos do Distrito Federal.

No vídeo, vemos que os corredores estão sendo utilizados como leitos para abrigar pacientes. Os acompanhantes, estarrecidos com a situação dos enfermos, gravaram imagens das macas acumuladas fora do ambiente adequado e sem previsão para o atendimento adequado.

Um dos vídeos que foi enviado ao G1, vemos que uma funcionária tenta passar com lixo hospitalar no corredor e não consegue, pois há macas no local. Vemos sucessões de procedimentos inadequados colocando em risco a vida de quem ali está, em busca de tratamento.


Veja os depoimentos de pacientes e acompanhantes que enfrentam essa batalha

  • “Nos primeiros dois dias, ela ficou no corredor usando uma maca do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que levou ela para o hospital na ambulância. Depois, tiveram que pegar de volta”, conta a acompanhante de Maria das Dores, de 76 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  • “Eles voltaram todo mundo para os corredores por causa de uma reforma no hospital.”
  • “Ela precisa da cirurgia, mas não tem previsão. Ninguém fala.”
  • “Não temos nem informação de quando ou como vamos fazer esse exame”, conta a acompanhante de Adeladia Maria da Abadia, de 75 anos, com câncer.


Dias atrás a secretaria de saúde afirmou que o HRAN operava com “superlotação” e que “a emergência está funcionando além da capacidade instalada”. Hoje vemos que o problema não foi solucionado.

Enquanto isso vamos continuar presenciando senhoras idosas vagando pelos corredores do hospital em cadeira de rodas.


Fonte: G1.