Rio de Janeiro » Saúde
Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda no RJ

Todas as pessoas com idade entre seis meses a 49 anos devem ser imunizadas

13/01/2020 10h24

Começa nesta segunda-feira (13) a campanha “RJ contra o sarampo, feita pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Todas as pessoas com idades entre seis meses e 49 anos devem ir à uma unidade básica de saúde para se vacinar contra a doença.

Segundo expectativa do governo, o vírus deve contaminar 10 mil pessoas somente neste ano no estado do Rio. Segundo especialistas, a imunização é a única forma de prevenção contra esta doença, que estava erradicada no Brasil até 2016.

“Sarampo é uma doença muito grave, de contágio muito fácil, pela respiração. Tosse, espirro e a simples fala e ela pode matar, especialmente as crianças menores que um ano”, alertou Edmar Santos, secretário estadual de saúde, em entrevista à Rede Globo.

Manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar geral e febre são outros sintomas da doença. Pessoas com imunidade comprometida, com suspeita de sarampo, gestantes e crianças com menos de 6 meses não devem tomar a vacina.

Pessoas com tolerância a lactose devem informar a alergia no posto de saúde para tomar a vacina sem este componente.

Jornalista formado pela UniverCidade, pós-graduado em Sociologia, Política e Cultura pela PUC-Rio. Formado em cinema pela New York Film Academy. Um liberal de direita que luta desde sempre pelos ideais que acredita.