Coronavírus » Crise » Economia » Mundo
Cala a boca, Dudu!

Filho do Presidente da república brasileira e Dep. Federal, Eduardo Bolsonaro causa atritos diplomáticos entre Brasil e China

24/03/2020 17h43

Por Etny Wesley 24/03/2020

Venho a público apresentar minha indignação e repudio frente às atitudes do filho do chefe do Poder Executivo brasileiro e maior autoridade politica da república.

Recentemente em um twitter, o Dep. Federal Eduardo Bolsonaro culpabilizou o governo chinês por suas atitudes de terem escondido da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre os casos de Covid-19 e não alertarem com antecedência.

Em um momento de crise econômica é de longe a pior hora para causar atritos diplomáticos com o maior consumidor de trigo e demais produtos brasileiros. E isto não se trata de defender ou não o governo chines, tendo em vista que a prioridade brasileira é lhe dar com a eventual crise de abastecimento e sanitária no Brasil.

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em 2018, as exportações brasileiras para a China totalizaram US$ 66,6 bilhões, tendo em vista que a soja, a carne de frango e bovina, o açúcar bruto, a celulose, o café e o farelo de soja são os produtos mais consumidos da China ao Brasil.

É precismo mais que cuidado com os atritos frente à crise mundial.

De fato a China possui sim suas responsabilidades em não alertar à OMS, população chinesa e mundial sobre os casos. Porém, é notório que precisamos mais do que nunca nos preocuparmos com a economia e não fazer “briguinha” na internet com a disputa de enfraquecer acordos bilaterais com um dos maiores consumidores de produtos brasileiros.