Goiás
Brasileiros repatriados da China devem chegar em Anápolis (GO) às 3h do domingo

Ministros da Defesa e da saúde visitaram as instalações da Base Aérea de Anápolis que será destinada à repatriados

08/02/2020 17h56

As duas aeronaves VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram buscar os 34 brasileiros repatriados que estavam em Wuhan, China, têm previsão de chegada na Base Aérea de Anápolis por volta das 3h da manhã deste domingo (9).  As famílias foram repatriadas devido à epidemia de coronovírus.

Os brasileiros irão ficar no hotel da Ala 2, em alojamentos exclusivos e 900 metros quadrados de área para circulação. Ao sair dos quartos deverão usar máscaras. Eles devem ficar por 18 dias até que a contaminação seja descartada. Além das famílias, a tripulação dos dois aviões devem ficar em quarentena. Após o período de quarentena, os brasileiros poderão ir para suas respectivas cidades.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo da Silva, esteve na Base Aérea de Anápolis na tarde desta sexta-feira (7), quando todo o espaço destinado à quarentena foi apresentado a imprensa. Ele elogiou a atenção, rapidez e segurança com o que os governos do Estado de Goiás e de Anápolis, além da Força Aérea, receberam o pedido de acolhimento das famílias.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que também fez parte da comitiva que visitou a Base, fez questão de dizer que não há nada improvisado no local que irá receber o grupo na cidade de Anápolis. “Nenhuma medida foi feita sem pensar e avaliar todas as possibilidades antes”, diz.

O governador Ronaldo Caiado (DEM), acompanhou a visita dos ministros. “As pessoas podem ficar tranquilas. O protocolo instalado é da mais alta segurança. Os ministros tiveram cuidados que superaram as exigências internacionais. O protocolo é de segurança máxima e falo isso como médico também”, salientou.

Também esteve presente o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), que já havia emitido um comunicado de que o período de quarentena não vai interferir na rotina da cidade. “O que nós estamos vendo aqui é uma estrutura totalmente segura e preparada. Não existe qualquer risco para os anapolinos”, finalizou o prefeito.

Química Industrial, Tatuadora, Desenhista, Cristã Reformada e aspirante a Teóloga.