São Paulo - Cidade
Aplicativo SP+Segura não alerta seus usuários sobre alagamentos na capital paulista

O programa lançado pela prefeitura prometia avisar os usuários de enchentes na cidade

11/02/2020 06h00 - Por Cynthia Capucho

Em novembro de 2017, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana lançou o aplicativo SP+Segura, que foi desenvolvido para facilitar o acesso a informação em tempo real. O programa é conhecido como “Waze da segurança”, possibilitando que os munícipes enviem informações sobre ocorrências, como enchentes, falta de luz, crimes e diversas ocorrências. O aplicativo possui alguns módulos, dentre eles, está o Módulo Viatura, que permite que a patrulha possa atender chamadas de ocorrências próximas à viatura, além de comunicação com o Centro de Controle.

A proposta do programa parece ser eficiente e inovadora, entretanto, não é bem isso que os usuários pensam do aplicativo. Muitos usuários demonstraram insatisfação com o aplicativo que, não à toa, tem a péssima avaliação de 2,8 estrelas na Playstore.

Em seu Facebook, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto, afirmou que, com o aplicativo SP+Segura, o usuário irá conseguir mandar mensagens para regiões onde tiver algum problema relativo as condições climáticas. Ou seja, o aplicativo informaria seus usuários sobre chuvas e alagamentos.

Entretanto, não foi isso que aconteceu nesta segunda-feira (10). Devido à chuva, houve diversas ocorrências de alagamentos na capital paulista e nenhum usuário foi alertado.

Além disso, Bases da Guarda Civil Metropolitana (GCM) amanheceram alagadas. Alguns guardas, em depoimento ao MBL São Paulo, responsabilizam a gestão do Secretário José Roberto, que, segundo eles, foi incapaz de prevenir estes graves danos.

Recentemente, guardas da GCM denunciaram José Roberto pelo crime de prevaricação por intenções supostamente eleitoreiras. Em entrevista exclusiva ao MBL São Paulo, o secretário de Segurança Urbana afirmou que abriu um processo junto à Controladoria Geral do Município para apurar as denúncias.