Coronavírus » Rio de Janeiro
Agentes de saúde intensificarão visitas nas favelas do Rio para combater coronavírus

Secretaria Municipal de Saúde também prevê uma cartilha

16/03/2020 06h20

Segundo o jornal O Dia, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar o treinamento dos seus agentes para o combate ao novo coronavírus nas favelas cariocas. A Coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura do Rio, Patrícia Guttmann, disse que também está em análise o aumento das visitas domiciliares às áreas mais pobres da cidade. A preocupação é com o grande número de pessoas que vivem em condições precárias.

Guttmann afirmou que, ao apresentar qualquer um dos sintomas da Covid-19, é necessário que se procure a clínica da família mais próxima.

“Não há motivos para pânico. É importante enfatizar às pessoas que o melhor remédio ainda é a prevenção. Na maioria dos casos, os sintomas apresentados não se encaixam com os sintomas do novo coronavírus. Os cuidados que a população das favelas deve tomar são os mesmos de qualquer região”, disse Guttmann.

A Secretaria Municipal e Saúde também pretende lançar uma cartilha em breve mostrando como se prevenir do coronavírus.

“Não podemos criar uma cartilha de papel, como estamos acostumados, porque seria mais um risco de contágio durante a distribuição do material. Vamos trabalhar as informações de maneira clara e objetiva. Mesmo assim, em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Disque-Saúde, do Ministério da Saúde, por meio do telefone 136”, disse Guttmann.

Jornalista formado pela UniverCidade, pós-graduado em Sociologia, Política e Cultura pela PUC-Rio. Formado em cinema pela New York Film Academy. Um liberal de direita que luta desde sempre pelos ideais que acredita.