São Paulo
Ações do MBL Sorocaba no primeiro bimestre de 2020

Desde os primeiros dias úteis do ano o MBL Sorocaba e Ítalo Moreira estão lutando em prol da cidade.

14/03/2020 14h52 - Por Diego Ramos

Ítalo Moreira após protocolar Pl contra nomeação de parentes de vereadores em cargos comissionados (foto arquivo pessoal)

Pra quem diz que o ano começa apenas depois do carnaval, o MBL Sorocaba, junto a seu porta-voz Ítalo Moreira, provou que não é bem assim, o núcleo vem lutando desde os primeiros dias do ano em pautas para melhorias na cidade de Sorocaba, foram diversos ações, onde muitas delas já estão dando resultado, abaixo segue em ordem cronológica algumas ações do MBL Sorocaba no primeiro bimestre de 2020:

Janeiro

  • 3/01- Articulação e Mobilização que conseguiu fazer a CÂMARA MUNICIPAL SUSPENDER o PROCESSO LICITATÓRIO DOS 50 CELULARES QUE CUSTARIA R$ 122 MIL*
  • 5/01 – Campanha Doação de Sangue para o Policial Penal André Figueiredo que foi baleado.
  • 7/01 – Resgatamos o filhote de gavião-de-penacho machucado encontrado por volta das 17h no Jardim São Guilherme, que é considerado pelo IBAMA como ameaçado de extinção no Brasil, entregamos aos cuidados da Polícia Ambiental. O animal foi levado para o zoológico de Sorocaba para receber os devidos cuidados; e até sua recuperação posteriormente será devolvido a natureza.
  • 9/01 – Denuncia ao Ministério público Estadual do Piso tátil do sistema de BRT termina em muro! O equipamento, instalado nos novos pontos do sistema BRT, tem a função de orientar o deficiente visual em sua trajetória.
  • 11/01 – Reunião MBL Sorocaba na Vila Haro
  • 12/01 e 16/01 – O porta-voz do MBL Sorocaba, Ítalo Moreira, foi convidado pelos moradores do Jardim Tropical a conhecer os problemas, entramos com uma representação no Ministério Público Estadual, baseado em jurisprudências da justiça e na violação de algumas leis referentes a falta de escoamento de água e de iluminação.
  • 20/01 – Rolê com Kim na imprensa local: Tv Sorocaba – SBT, Jornal Cruzeiro do Sul, Radio Band FM, Rádio Cruzeiro FM, Rádio Ipanema FM. Depois um lanchinho com parte do nosso núcleo na Padaria Real.
  • 24/01 – Representações junto ao Ministério público, de Ítalo Moreira, porta-voz do MBL Sorocaba que poderão tornar o trânsito mais seguro no Jardim São Guilherme
  • 28/01 – Matéria exclusiva do MBL News: Sorocaba seria o berço da máfia das merendas? Sorocaba é mais uma vez citada em suposto contrato irregular de dispensa de licitação para fornecimento de merenda segundo TCE/SP.

Fevereiro

  • 08/02 – solicitação de roçagem da “Profª Ana Cecília Martins” para Secretária de Educação do Estado de São Paulo, também fiz uma denúncia a fiscalização da prefeitura, cujo o protocolo é o DEN-001915-2020, já que é proibido por lei municipal deixar o mato alto em qualquer propriedade que seja.
  • 10/02 – Abaixo-Assinado pela manutenção da CEI 84, CEI 41 e EM Hélio Rosa Baldy
  • 12/02 – Fizemos uma denúncia no Ministério Público Estadual e outra denúncia junto ao Conselho tutelar de Sorocaba sobre situação das escolas contra a situação das escolas Municipais Hélio Rosa Baldy, CEI 41 e CEI 84.
  • 13/02- Ajudamos a divulgar entidades que arrecadam doações para famílias atingidas pela chuva em Araçariguama/SP
  • 14/02 – A convite das mães de alunos, a Cilene Petrini e Meire Costa que lideram o grupo de mães na cobrança das melhorias da estrutura da EM Hélio Rosa Baldy, estivemos em uma reunião com a diretora, o engenheiro da prefeitura e a equipe da defesa civil, onde tiraram todas as dúvidas e deram toda atenção possível ao caso.
Prefeita esteve na escola após denúncia do MBL Sorocaba
  • 18/02 – Denuncia a ouvidoria da prefeitura sobre a UBS Nova Sorocaba com Mato Alto em suas instalações
  • 21/02 – Protocolamos na prefeitura, um projeto que visa parceria de escolas municipais com a Guarda Municipal (GCM), para transformar alguns colégios municipais, em especial em áreas dominadas pelo crime, em colégios cívico-militar tutelados pela GCM. Criando assim mais uma alternativa, que dá total autonomia a prefeitura que só dependeria dela mesmo já que a GCM pertence a ela, pois o programa federal de colégio cívico-militar depende de outras esferas de poder no caso do próprio governo federal para que o exército possa tutelar os colégios municipais e do governo estadual para que a polícia militar possa tutelar os colégios municipais.
  • 21/02 – Happy Hour do MBL na Pizzaria
  • 25/02 – Reunião do MBL (Churrasco)
Reunião com membros 25/01
  • 27/02/2020 – Apresentamos dois projetos a prefeitura que podem ajudar no Combate a mosquito da Dengue:
  • Pedido de Isenção na Cobrança de Taxas de Entulhos de Obras Depositados no Aterro de Resíduos Sólidos para Caçambas de até 3m, o que ajudaria o Combate à Poluição Urbana.
  • Indicação de um sistema de combate à dengue já utilizado em outras cidades, onde se utiliza uma nova tecnologia de armadilhas que atrai massivamente as fêmeas do mosquito da dengue onde elas acabam por morrer, além de uma solução econômica em conseguir levantar dados dos locais com maior foco para direcionar as armadilhas, além desse sistema permitir resultados laboratoriais quase que instantâneos e de menor custo.
  • 27/02 – Votação de uma das nossas 2 PLs liberdade econômica que protocolamos na Câmara.
  • 28/02/2020 juntada no Inquérito do MPE sobre Industria da Multa, que se deu origem graças a nossa representação.
  • Protocolado uma PL na Câmara Municipal que pretende proibir a nomeação de parentes de vereadores em cargos de comissão na prefeitura (executivo).
  • Indicação para Secretária de Desenvolvimento de Sorocaba com contatos da administração de fabricas de automóveis elétricos pedindo para que a secretária entre contato para tentar atrair essas empresas para nossa cidade.

Além das ações citadas acima, foram protocoladas dezenas de ofícios e denúncias à ouvidoria da prefeitura de problemas diversos como tampa buraco, falta de iluminação, mato alto etc. Além participações na imprensa local: Cruzeiro do Sul, Gazeta de Sorocaba e Rádios. Fizemos semanalmente diversas matérias para o MBL News e memes, realizamos reuniões semanais do núcleo via zoom, inclusão de membros do estudantil na equipe de produção de conteúdo e estamos treinando e capacitando alguns membros para produção de memes e matérias para o News.

Lembrando que o MBL Sorocaba no ano de 2019, foi mais ativo em busca de melhorias para o município que muitos vereadores de Sorocaba: https://mblnews.org/estados/acoes-do-mbl-sorocaba-e-de-italo-moreira-em-2019-foram-mais-efetivas-que-de-muitos-vereadores-do-municipio/