Goiás
Em Goiás, sobe de 22 para 85 o número de casos suspeitos de coronavírus em menos de 24 horas

São 4 ainda o número de casos confirmados. A governadoria estadual anuncia medidas a serem tomadas para conter o Coronavírus.

16/03/2020 09h54

O número de casos suspeitos de coronavírus em Goiás subiu de 22 para 85 dentro de 24 horas. A informação foi confirmada pelo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na tarde deste domingo (15). Todos os casos suspeitos em investigação no estado já tiveram amostras coletadas para a realização de exame.

Os casos confirmados ainda permanecem em quatro. São três casos de COVID-19 confirmados em Goiânia e um em Rio Verde. Ainda não houve registros de contaminação local e nem comunitária em Goiás.

Na última quinta-feira (12) o governador Ronaldo Caiado (DEM) assinou decreto que institui emergência em saúde no estado. Além disso suspendeu grandes eventos e as aulas para escolas públicas e particulares.

Decisões da governadoria estadual para conter o Coronavírus

Educação: a Secretaria Estadual de Saúde (SES) suspendeu as aulas em todos os níveis educacionais, públicos e privados por 15 dias e pode ser prorrogada. A Universidade Federal de Goiás (UFG), suspendeu todas as cerimônias de colação de grau.

Eventos: Shows foram adiados. Visitas ao Parque Mutirama e Parque Zoológico de Goiânia foram suspensas. A Tecnoshow, uma das principais feiras do agronegócio do Brasil, foi adiada por tempo indeterminado. O show de aniversário do cantor Roberto Carlos, que aconteceria no dia 19 de abril, foi adiado para o dia 15 de agosto.

Shoppings e comércio: os centros de compras serão abertos normalmente, mas há alerta e reforço na limpeza dos locais e estão oferecendo álcool em gel para os comerciantes e clientes.

Eventos religiosos: o governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou nas redes sociais, na manhã do domingo (15), que conversou com líderes religiosos que concordaram em suspender por 15 dias os encontros religiosos. A Marcha para Jesus, que ocorreia dia 1° de maio foi adiada para o dia 8 de agosto. A Romaria de Trindade, deve ocorrer, mas está agendada para o período de 26 de junho a 5 de julho.

Futebol: A Federação Goiana de Futebol (FGF) informou que os jogos serão realizados normalmente mas sem a presença de torcedores.

Justiça: as provas da seleção de estagiários do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) foram suspensas. O exame, que estava agendado para este domingo (15), ainda não tem uma nova data para ser realizado. O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) vai restringir atendimentos ao público. O comunicado “informa que o atendimento presencial está limitado a casos de urgência (aqueles em que há risco à vida, à liberdade ou outras em que possa ocorrer o perecimento de direito)“. A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) atenderá somente casos de urgência.

Fonte: G1 e jornal Opção.

Química Industrial, Tatuadora, Desenhista, Cristã Reformada e aspirante a Teóloga.