fbpx
Piracicaba » Polícia » São Paulo
10º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar – BAEP Será Inaugurado no dia 16 de dezembro de 2019 em Piracicaba

O tenente-coronel da PM-SP, Fernando Aparecido de Souza, comandará a unidade

17/10/2019 20h30 - Por Gabriel Nasato

(Foto:divulgação PMSP)

A solenidade de inauguração do 10º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar – BAEP em Piracicaba está prevista para ocorrer no dia 16 de dezembro de 2019 e deverá ter a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB).


O Batalhão terá sede no prédio onde funcionava o curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Maria Imaculada, no bairro Parque Taquaral, sendo que as reformas do local (adaptações hidráulicas e elétricas e pintura) já estão em andamento, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo – SSP-SP.


O comandante da unidade será o tenente-coronel da PM-SP, Fernando Aparecido de Souza, que já comandou o 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior – 24º BPM/I, com sede em São João da Boa Vista/SP, e contará com 265 policiais treinados para agir principalmente no combate ao crime organizado, em operações conjuntas com o Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil no combate ao crime organizado, como tráfico de drogas, furto a caixas eletrônicos, roubo de carga e bancos.
Segundo a SSP-SP, os policiais militares integrantes do 10º BAEP também atuarão em serviços de inteligência e iniciarão os treinamentos dentro de duas semanas. De acordo com o comandante do Comando de Policiamento do Interior – CPI-9, coronel Érico Hammerschmidt, os treinamentos serão divididos em duas etapas: na primeira serão realizados treinamentos com uso de armamento; na segunda, em novembro, equipes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA, do Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE e Batalhões de Choque virão à Piracicaba para treinar o efetivo.

A instalação do 10º BAEP foi fruto da reinvindicação da população de Piracicaba e região ao governador do Estado, através de um abaixo-assinado que contou com aproximadamente 20 mil assinaturas. Essa mobilização objetivou agilizar a promessa de campanha do governador, de ampliar o número de BAEP’s em todo o Estado, e teve participação de políticos da região, igrejas, entidades assistenciais, sindicatos e entidades patronais.

Fonte: Gazeta de Piracicaba