Muitos se perguntam como a Venezuela chegou onde chegou. A resposta não é simples; barreiras econômicas, problemas fiscais e uma economia fortemente atrelada ao petróleo podem ser citados.
Certamente um dos pontos fundamentais na destruição de nossa vizinha foi a militarização da PDVSA. A petrolífera venezuelana era uma estatal que tinha lucros astronômicos, e tais lucros sustentavam o subsidio de produtos de consumo para os venezuelanos. Da energia ao frango, a empresa ajudava a pagar sua conta.
Quando Hugo Chaves assumiu o poder sabia que o exército seria fundamental para manter seu autoritarismo vigente. Então começou a nomear dezenas de militares para cargos estratégicos na estatal. O aumento salarial contentava as forças armadas e dava prejuízos à estatal.
Por fim, de tanto saquearem a PDVSA acabou quebrando e com ela boa parte da economia venezuelana; levando à desvalorização da moeda e quebra completa da economia dos subsídios que sustentavam nossa vizinha. Bolsonaro já começou seu lote de nomeações, vamos ver até aonde a Petrobras aguenta.
Gostou do texto? Me siga no Instagram, sugira pautas, participe comigo! Clique aqui!
Entre também no grupo de whats do meu blog. Vem de zap!