Daniel José
Deputado na Alesp, economista pelo Insper e mestre em Relações Internacionais.
Aumentar salários dos professores pode elevar o aprendizado dos alunos?
Tendo em vista a necessidade da utilização eficiente do recurso, essa é mesmo a melhor política pública?

No meu dia a dia na ALESP, já me deparei várias vezes com projetos que aumentam os salários dos professores. Sempre me pergunto: qual é o efeito no aprendizado?

As evidências vão te surpreender.

O estudo na Indonésia

Um estudo testou a hipótese: o governo da Indonésia ofereceu dobrar o salário para professores que fossem aprovados em uma certificação criada pelo estado. Depois, comparou-se os resultados dos alunos que tiveram aulas com esses professores certificados com o de estudantes que tiveram aulas com professores sem a certificação criada. Qual foi o resultado?

Professores estavam menos estressados, houve menos propensão a buscarem um segundo emprego e o absenteísmo (número de faltas registradas) caiu no primeiro ano da política. 

Contudo, não houve melhora no desempenho dos alunos, considerando as notas em matemática, linguagem e ciências. Mas só na Indonésia?

Outros estudos similares

Um outro estudo parecido foi realizado no Uruguai. Por lá, professores ganhariam 26% a mais se aceitassem dar aulas em lugares afastados dos centros, normalmente mais pobres.

Resultado? Atraiu professores com mais experiência profissional, mas teve efeito insignificante no aprendizado.

Outras duas pesquisas em dois países africanos (Zâmbia e Gâmbia) investigaram casos nos quais os governos tentaram política semelhante. Não foram encontradas melhoras significativas no aprendizado dos alunos que receberam aulas com professores ganhando esse adicional (+20-40%).

De novo, zero resultado.

Por que isso é importante?

No caso da Indonésia, a política de dobrar salários dos professores custou 5 bilhões de dólares por ano, o equivalente a 5% do orçamento total do governo.

Tendo em vista a necessidade da utilização eficiente do recurso, será mesmo que essa é a melhor política pública?

A melhoria salarial dos professores não pode ser usado como evidência do avanço dos resultados de aprendizado. Isso ficou claro nos estudos.

A valorização da carreira do professor é muito mais ampla do que apenas aumentar salários. Os professores fazem parte da solução!

continua em outra matéria