Arilton Teixeira
PhD em Economia e especialista em Crescimento e Desenvolvimento Econômico.
Governo: muito ajuda quem não atrapalha
A consequência desta aventura do governo Bolsonaro foi o aumento do risco país

No Início de outubro, o governo brasileiro anunciou um novo programa de transferência de renda, chamado Renda Cidadã. Uma das fontes de financiamento do novo programa seriam o dinheiro dos precatórios que a União deixaria de pagar (além de recursos do Fundeb).

(Imagem: Reprodução/PR) Jair Bolsonaro e Paulo Guedes

Muitos artigos já foram escritos discutindo a ilegalidade ou inconstitucionalidade desta proposta do governo. Assim, meu objetivo aqui vai ser outro. Meu objetivo é chamar a atenção sobre a instabilidade e o risco gerado por esta medida.

A consequência desta aventura do governo Bolsonaro foi o aumento do risco país, do custo de financiamento do governo, do dólar e a queda do valor dos ativos no Brasil.

Mesmo tendo voltado atrás rapidamente, houve danos a credibilidade do país e do governo. O fato do governo mostrar disposição para desrespeitar dívidas e transformar gastos transitórios em permanente, deixou claro a fragilidade do compromisso do governo com a estabilidade jurídica e com o respeito ao teto de gasto.

São comportamentos como este que mostram porque o Brasil é um país emergente instável e porque temos que pagar um prêmio ao investidor tanto para cobrir o risco Brasil quanto o risco cambial (não posso deixar de falar, é por isto que nossa política monetária não pode seguir os passos dos estáveis países ricos e a Selic não deveria ter atingido os níveis atuais).

As instituições brasileiras são jovens e geradoras de instabilidade. Mas, somente para variar, o governo poderia ajudar a economia e parar de gerar mais instabilidade. Já temos o suficiente!

Você está sendo roubado! O sistema usa o seu dinheiro, abusa de privilégios e cria leis para se blindar. O MBL vai na contramão desse sistema, lutando contra o Foro Privilegiado, Fundão e na defesa da prisão em segunda Instância e reformas. A batalha é desequilibrada, nós só podemos contar com você. Doe para o MBL clicando aqui.
continua em outra matéria