fbpx
Brasília
“Municipalização” da Saúde: Indígenas se unem contra medida do Ministério da Saúde

Ato organizado por lideranças indígenas de todo o Brasil chega à capital federal

27/03/2019 20h12

Reportagem: Jonas Fernandes

Revisão: Kdu Sena

Na terça-feira (26), indígenas se reuniram na frente do Ministério da Saúde contra a medida da municipalização da saúde indígena. De acordo com as lideranças indígenas, a pasta, que pretende descentralizar os Distritos Sanitários Especiais Indígenas, prejudicará completamente a saúde dos indígenas, visto que os municípios não têm capacidade de organização e aparelhamento para atender o contingente que necessita do serviço.

Os manifestantes ficaram em frente à porta do edifício, mas não impediam a entrada nem a saída dos servidores; o ato se encerrou às 11h30. Os cartazes pediam “mais saúde, mais respeito, mais direito”.

Atualmente, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas são administrados pela União. São no total 34 distritos divididos por territórios, não necessariamente por estado, baseados na ocupação geográfica dos indígenas.

Fonte: G1

Administrador, Jornalista, Professor e Pesquisador. Graduado em Administração e Comércio Exterior. Pós-graduado em Direito, Docência e Gestão Pública. Mestre em Economia pela UnB.