fbpx
Sem categoria
Ibaneis pressiona Distritais – Vai ter processo!

Ibaneis deixa claro o estado de calamidade que o DF se encontra no campo da saúde e pressiona a CLDF pela aprovação da pauta.

18/01/2019 19h15

O Governador dá ultimato a Câmara Legislativa do DF (CLDF). Em declarações ao portal G1, disse que irá “entrar com ação contra cada um pela morte de cada cidadão” referindo-se a cada deputado distrital. A declaração serviu para pressionar a aprovação da proposta de mudar o modelo de saúde no DF para uma Organização em Saúde. Confira a notícia dada pelo MBL em seu primeiro embate com a CLDF: Conflito CLDF e Buriti – Suspensão de Nomeações

Nas declarações o Governador ameaça, no campo jurisdicional, os deputados: “Em meses, várias pessoas vão morrer (…) Eles escolhem o que eles querem. A partir daí, eu vou entrar com uma ação contra cada um  pela morte de cada cidadão.” referência a cada deputado distrital que não esteja de acordo com as mudanças.

Ibaneis deixou claro o estado de calamidade que o DF se encontra no campo da saúde, e outras muitas, e acerta em pressionar a CLDF pela pauta. Erra quando faz ameaças. Por mais que se concorde com a mudança para um modelo mais enxuto os excessos não podem ocorrer pelo líder do Executivo Distrital. É preciso sim sensibilizar os Distritais. Fica o resguardo apenas na proposição de ameaça a qualquer um que votar em desacordo. A atuação do deputado distrital é, e deve, ser fiscalizada também pelo Executivo. Contudo ele pode, e deve, se valer da opinião pública por pressão e não por ameaça. Acerta no objetivo e erra na dose.

Destacamos abaixo mais declarações do Governador, no qual endossamos no campo do debate público. Estão alinhadas a pauta liberal e na desburocratização da saúde no DF:

“Ou dão os instrumentos para que o governo consiga fazer ou então vamos ter um enfrentamento grave”

“No estado que nós estamos hoje, não temos, através de concurso, que demora de seis meses a um ano para ser concluído, condição de atender a emergência que temos na saúde.”

Administrador, Jornalista, Professor e Pesquisador. Graduado em Administração e Comércio Exterior. Pós-graduado em Direito, Docência e Gestão Pública. Mestre em Economia pela UnB.