fbpx
Sem categoria
DF registra média de 7.500 multas de trânsito por dia

Em média, são aplicadas pouco mais de 5 multas por minuto.

29/01/2019 08h39

Em 2018, foram aplicadas em todo o DF pouco mais de 2.74 milhões de multas provenientes de infrações de trânsito informadas pela Policia Militar, pelo Departamento de Trânsito (DETRAN) e de Estradas e Rodagens (DER), dando uma média 7.508 multas por dia, ou 5 multas por minuto. Em efeito de comparação, o DF possui ao todo uma população de 3 milhões de habitantes, ou seja, quase uma multa aplicada por habitante.

Andando pelas principais vias de Brasília, é comum ver infrações e desrespeitos no trânsito: motorista avançando o sinal, em cima da faixa de pedestres, dobrando curva ou ultrapassando sem seta sinalizadora ou motociclistas fazendo uso de corredor.

O GDF, consequentemente, arrecadou até novembro de 2018 quase 110 milhões de reais. Ao todo em 2017, foram arrecadados aproximados 131 milhões de reais.

Raimundo Pereira, 38 anos e entregador de móveis, declarou ao Jornal de Brasília: “[Um dos problemas é o radar escondido], a ultima multa que tomei foi em pardal. Muitas vezes nem vejo que tomei”, declara. E faz uma crítica: “tem vias que não têm sinalização correta. Uma hora a placa indica 40 km, você anda mais um pouco e já mudou para 60 km. Às vezes não dá nem para entender”.

As multas mais frequentes são: excesso de velocidade (65%), estacionar em local proibido (6,3%), avanço de semáforo (5,4%) e transitar em faixa exclusiva (4%). Os dados são referentes a todas as categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Embora o número de infrações tenha sido alto em 2018, houve uma redução de 7,8% em comparação com o ano anterior. Ao todo foram aplicadas 2.968.918 multas de trânsito.

Segundo o Detran, a diminuição foi devida a presença de viaturas e agentes presentes nas ruas, pois eles inibem o condutor a cometerem infrações. Entretanto, para o especialista de trânsito Márcio de Andrade, a solução para a diminuição das multas e dos acidentes só será alcançada com a conscientização e reeducação de trânsito da população em longo prazo.

Administrador, Jornalista, Professor e Pesquisador. Graduado em Administração e Comércio Exterior. Pós-graduado em Direito, Docência e Gestão Pública. Mestre em Economia pela UnB.