fbpx
Brasília
CLDF homenageia “resistências indígenas”

Evento foi idealizado pelo distrital Fábio Félix (Psol)

29/04/2019 15h49

Revisão: Kdu Sena

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na última quinta-feira (25), uma sessão solene em homenagem às “resistências indígenas” do Distrito Federal. A mesa foi composta em sua maioria por líderes indígenas, e o principal tema tratado na reunião foram os direitos dos índios brasileiros. A iniciativa do evento foi do deputado distrital Fábio Félix (Psol).

Segundo o psolista, “o preconceito contra os índios existe não só por parte da população em geral, mas também do próprio Estado”. Estava presente também a distrital Arlete Sampaio (PT), que disse que “os portugueses invadiram o Brasil e, desde então, todos os governos nacionais jamais compreenderam os direitos dos povos indígenas à propriedade de terra”. Ao realizar essa declaração, Arlete incluiu os 13 anos do governo petista na sua lista de “governos nacionais” que não representaram os povos indígenas.

Airy Gavião, membra do Conselho Indígena do DF, disse na ocasião que “os índios são “tratados como entrave pelo governo”. Segundo Félix, o objetivo da sessão foi de permitir que os índios pudessem “se pronunciar, debater e trazer demandas”.

Fonte: Imprensa Oficial.