fbpx
Brasília
CEB está literalmente por um fio

Asa norte fica sem energia por 5 horas graças a curto-circuito em subestação.

24/06/2019 23h30 - Por Jonas Fernandes

A Companhia Energética de Brasília (CEB) está em uma corda bamba, ou seria um fio curto? Na manhã desta segunda-feira (24), a subestação da Quadra 716 do Setor Médico Hospitalar Sul, localizada no subterrâneo, sofreu curto-circuito devido a problemas na fiação de um dos transformadores, conforme apurado pelo Corpo de Bombeiros. Felizmente, não houve incêndio, apenas muita fumaça no local.

Foram mobilizados 12 militares e 3 viaturas para agir no incidente, além dos operários da própria empresa, que tiveram de desativar 3 transformadores e isolar a estrutura causadora do problema. Ao todo, 5.263 residências entre as quadras 702 e 914 Sul e parte do Setor Médico Hospitalar foram prejudicados. Às 9h29 (uma hora depois do problema ter sido identificado) o fornecimento foi normalizado.

Já é a segunda vez que a Asa Norte se encontra em tal configuração; no fim do mês de maio, a subestação situada entre a 5a Delegacia de Polícia e o Colégio Militar foi atingida por um grande incêndio, deixando 17 mil imóveis sem luz e cancelando consultas no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) de dia.

Essa é a CEB no presente: em um fio curto, tentando se equilibrar. Ela tem duas opções: queda livre sem rede de proteção; ou equilibrar pelo menos 51% de seu peso e seguir em frente.


Fonte: Metrópoles.